O IMPACTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128275 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8018 "inscrito_id" => 17431 "titulo" => "O IMPACTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES" "resumo" => "O estágio constitui um aspecto essencial no desenvolvimento da formação docente, representando não apenas o início da jornada profissional, mas também um momento de questionamentos sobre a continuidade na carreira. O objetivo deste estudo é analisar como as vivências do Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia, realizado na escola campo, localizada em Arraias, Tocantins, contribuem para a consolidação da formação docente. Como foco o Estágio de Observação - Projeto para a Docência e Gestão de Processos Educacionais, realizado no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins - campus de Arraias, realizou-se na Escola Municipal Apoenan de Abreu Teixeira, situada no município de Arraias, Tocantins. A metodologia adotada baseia-se em uma abordagem qualitativa, com ênfase na descrição e reflexão crítica. Os procedimentos incluem observação participante, registros em diários reflexivos, diálogos informais com profissionais da instituição e uma análise das práticas pedagógicas vivenciadas no cotidiano escolar. Outrossim, fundamenta-se nos estudos das autoras Pimenta e Lima (2017), que discutem o papel crucial do estágio e a docência na formação de professores/as - educadores/as. Dessa forma, é evidente que o Estágio Supervisionado contribui significativamente para que o licenciando (a) se redescubra como professor (a), possibilitando um aprofundamento na compreensão do papel docente, bem como os impactos dessa experiência na prática, ao vivenciar o verdadeiro chão da escola por meio da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17431_TB8018_24102025222300.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMIZAEL FRANCISCO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EMIZAEL" "autor_email" => "emizael.francisco@mail.uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128275 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8018 "inscrito_id" => 17431 "titulo" => "O IMPACTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES" "resumo" => "O estágio constitui um aspecto essencial no desenvolvimento da formação docente, representando não apenas o início da jornada profissional, mas também um momento de questionamentos sobre a continuidade na carreira. O objetivo deste estudo é analisar como as vivências do Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia, realizado na escola campo, localizada em Arraias, Tocantins, contribuem para a consolidação da formação docente. Como foco o Estágio de Observação - Projeto para a Docência e Gestão de Processos Educacionais, realizado no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins - campus de Arraias, realizou-se na Escola Municipal Apoenan de Abreu Teixeira, situada no município de Arraias, Tocantins. A metodologia adotada baseia-se em uma abordagem qualitativa, com ênfase na descrição e reflexão crítica. Os procedimentos incluem observação participante, registros em diários reflexivos, diálogos informais com profissionais da instituição e uma análise das práticas pedagógicas vivenciadas no cotidiano escolar. Outrossim, fundamenta-se nos estudos das autoras Pimenta e Lima (2017), que discutem o papel crucial do estágio e a docência na formação de professores/as - educadores/as. Dessa forma, é evidente que o Estágio Supervisionado contribui significativamente para que o licenciando (a) se redescubra como professor (a), possibilitando um aprofundamento na compreensão do papel docente, bem como os impactos dessa experiência na prática, ao vivenciar o verdadeiro chão da escola por meio da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17431_TB8018_24102025222300.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMIZAEL FRANCISCO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EMIZAEL" "autor_email" => "emizael.francisco@mail.uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }