Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISPONIBILIDADE DIGITAL DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA EM EPT: UM ESTUDO QUANTITATIVO NO IFCE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128839
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9375
    "inscrito_id" => 13174
    "titulo" => "DISPONIBILIDADE DIGITAL DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA EM EPT: UM ESTUDO QUANTITATIVO NO IFCE"
    "resumo" => "Comunidades quilombolas, fruto da resistência à escravidão, têm direitos territoriais e educacionais garantidos pela Constituição de 1988, mas ainda enfrentam desafios como a efetivação de políticas públicas específicas, incluindo a Educação Escolar Quilombola nas diferentes modalidades do sistema nacional de educação. Este estudo analisa a produção acadêmica sobre Educação Quilombola na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), por meio de um levantamento quantitativo dos trabalhos disponibilizados pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) na plataforma Sophia. A pesquisa, de natureza exploratória e bibliográfica, identificou 18 registros na busca combinada por "educação" e "quilombola", e 55 e 37 registros para os termos "quilombola" e "quilombolas", respectivamente. Os resultados revelam a predominância de trabalhos publicados entre 2015 e 2022, com ênfase em temas como turismo comunitário, gestão ambiental e memória cultural, mas nenhum estudo diretamente vinculado à EPT. O referencial teórico-metodológico inclui autores como Bardin (2011) e Gil (2002), utilizando a análise de conteúdo para categorizar os dados. A análise do material encontrado na pesquisa sugere que o tema da Educação Quilombola tem crescido entre Teses, Dissertações e artigos disponíveis na biblioteca nos últimos dez (10) anos e os trabalhos em sua maioria foram produzidos em contato direto com essas comunidades. Contudo, existe uma lacuna na produção acadêmica sobre a integração entre Educação Quilombola e EPT no estado do Ceará entre 2017 e 2020, período que abrange o início do pandemia de COVID 19. Portanto são necessárias mais investigações para promover políticas educacionais inclusivas e valorizar os saberes quilombolas na EPT."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13174_TB9375_29102025220900.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE FLADSON RIBEIRO QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "Fladson"
    "autor_email" => "felipefladsononze@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128839
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9375
    "inscrito_id" => 13174
    "titulo" => "DISPONIBILIDADE DIGITAL DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA EM EPT: UM ESTUDO QUANTITATIVO NO IFCE"
    "resumo" => "Comunidades quilombolas, fruto da resistência à escravidão, têm direitos territoriais e educacionais garantidos pela Constituição de 1988, mas ainda enfrentam desafios como a efetivação de políticas públicas específicas, incluindo a Educação Escolar Quilombola nas diferentes modalidades do sistema nacional de educação. Este estudo analisa a produção acadêmica sobre Educação Quilombola na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), por meio de um levantamento quantitativo dos trabalhos disponibilizados pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) na plataforma Sophia. A pesquisa, de natureza exploratória e bibliográfica, identificou 18 registros na busca combinada por "educação" e "quilombola", e 55 e 37 registros para os termos "quilombola" e "quilombolas", respectivamente. Os resultados revelam a predominância de trabalhos publicados entre 2015 e 2022, com ênfase em temas como turismo comunitário, gestão ambiental e memória cultural, mas nenhum estudo diretamente vinculado à EPT. O referencial teórico-metodológico inclui autores como Bardin (2011) e Gil (2002), utilizando a análise de conteúdo para categorizar os dados. A análise do material encontrado na pesquisa sugere que o tema da Educação Quilombola tem crescido entre Teses, Dissertações e artigos disponíveis na biblioteca nos últimos dez (10) anos e os trabalhos em sua maioria foram produzidos em contato direto com essas comunidades. Contudo, existe uma lacuna na produção acadêmica sobre a integração entre Educação Quilombola e EPT no estado do Ceará entre 2017 e 2020, período que abrange o início do pandemia de COVID 19. Portanto são necessárias mais investigações para promover políticas educacionais inclusivas e valorizar os saberes quilombolas na EPT."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13174_TB9375_29102025220900.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE FLADSON RIBEIRO QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "Fladson"
    "autor_email" => "felipefladsononze@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Comunidades quilombolas, fruto da resistência à escravidão, têm direitos territoriais e educacionais garantidos pela Constituição de 1988, mas ainda enfrentam desafios como a efetivação de políticas públicas específicas, incluindo a Educação Escolar Quilombola nas diferentes modalidades do sistema nacional de educação. Este estudo analisa a produção acadêmica sobre Educação Quilombola na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), por meio de um levantamento quantitativo dos trabalhos disponibilizados pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) na plataforma Sophia. A pesquisa, de natureza exploratória e bibliográfica, identificou 18 registros na busca combinada por "educação" e "quilombola", e 55 e 37 registros para os termos "quilombola" e "quilombolas", respectivamente. Os resultados revelam a predominância de trabalhos publicados entre 2015 e 2022, com ênfase em temas como turismo comunitário, gestão ambiental e memória cultural, mas nenhum estudo diretamente vinculado à EPT. O referencial teórico-metodológico inclui autores como Bardin (2011) e Gil (2002), utilizando a análise de conteúdo para categorizar os dados. A análise do material encontrado na pesquisa sugere que o tema da Educação Quilombola tem crescido entre Teses, Dissertações e artigos disponíveis na biblioteca nos últimos dez (10) anos e os trabalhos em sua maioria foram produzidos em contato direto com essas comunidades. Contudo, existe uma lacuna na produção acadêmica sobre a integração entre Educação Quilombola e EPT no estado do Ceará entre 2017 e 2020, período que abrange o início do pandemia de COVID 19. Portanto são necessárias mais investigações para promover políticas educacionais inclusivas e valorizar os saberes quilombolas na EPT.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.