Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A BNCC NA ESCOLA: REPERCURSÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ALAGOAS NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular, os currículos da educação básica brasileira sofreram modificações em busca de desenvolver as competências e habilidades previstas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar a repercussão da implementação da BNCC na concepção de professores de Química da educação básica do estado de Alagoas, levando em consideração que essas transformações representam desafios significativos para o desenvolvimento do ensino e avaliação na educação básica. Para isso, foi realizado um levantamento de dados com professores de Química da Rede Estadual de Alagoas por meio de questionário misto no Google forms. Desenvolveu-se assim, um estudo de caso seguindo uma abordagem qualitativa. Logo, observou-se que a implementação da BNCC veio associada à lei 13.415/2017, a qual reestruturou o Ensino Médio, levando a criação de eletivas e itinerários formativos por áreas do conhecimento. Assim, 84% dos professores de Química participantes da pesquisa se desafiam no ensino de disciplinas fora da base, exigindo conhecimentos de ensino de matemática, física e biologia. Em relação ao desenvolvimento de competências e habilidades, 50% dos professores não as consideram como foco principal das aulas no planejamento e 60% deles não as consideram durante o processo avaliativo, bem como 94% desses professores utilizam a prova como instrumento avaliativo. O avanço quanto à avaliação de competências é dificultado pela falta de tempo para formação continuada (62%) e falta de formação sobre a base e suas implicações para a avaliação da aprendizagem (58%). Portanto, as ideias propostas pela BNCC não são desenvolvidas por grande parte dos professores, o conceito de competência desenvolvido nas escolas se assemelha aos modelos tradicionais de ensino e avaliação, necessitando da ampliação no debate sobre a BNCC, promoção de formação específica e desenvolvimento de materiais didáticos em ensino e avaliação que sirvam de suporte para os professores.

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