O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS CONFECCIONADOS COM MATERIAIS RECICLADOS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE APRENDIZAGEM LÚDICA E SUSTENTABILIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127541 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6110 "inscrito_id" => 1837 "titulo" => "O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS CONFECCIONADOS COM MATERIAIS RECICLADOS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE APRENDIZAGEM LÚDICA E SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "Um dos desafios enfrentados pelos professores no ensino da matemática é a faltas de estimulo aos estudantes, especialmente quando os conteúdos são apresentados de forma descontextualizada e excessivamente teórica. Bianchini et al (2010) aponta que existem escolas onde é priorizado o uso do quadro criando um ambiente desestimulador cuja consequencia é uma aprendizagem comprometida. E segundo Alves et al (2019) a utilização de jogos em sala de aula estimula o aluno a se envolver em seu processo aprendizagem de uma forma prazerosa e significativa. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo analisar artigos que abordam as contribuições pedagógicas do uso de jogos matemáticos, no ensino fundamental II, em especial aqueles confeccionados com materiais recicláveis, destacando seu potencial para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, bem como a promoção de valores ligados à sustentabilidade. Essa análise bibliográfica foi realizada nas bases de periódicos brasileiros Google Acadêmico, SciELO e Periódicos da CAPES, com um recorte temporal de 2021-2025. Ao fim, dos 46 trabalhos localizados, foram selecionados apenas dois artigos sobre o tema, posto que, em sua maioria os textos abordavam a educação infantil/fundamental I, demostrando um déficit em produções academias sobrea a temática, principalmente dentro do ensino fundamental II. Com o resultado da pesquisa foi possível considerar que o jogo, ao ser inserido no contexto da sala de aula, pode tornar o conteúdo mais acessível, estimulando a participação ativa dos estudantes, a cooperação e a resolução de problemas de forma crítica e criativa. A análise dos textos aponta que essa prática promove aprendizagens cognitivas, ao mesmo tempo em que da um novo sentido ao uso de materiais descartáveis, aplicando assim uma educação mais sustentável. Conclui-se então, que a combinação entre ludicidade e sustentabilidade pode oferecer um caminho inovador e significativo para o ensino da matemática nos anos finais do ensino básico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1837_TB6110_24102025162621.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS SILVA" "autor_email" => "msf.ifpi@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127541 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6110 "inscrito_id" => 1837 "titulo" => "O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS CONFECCIONADOS COM MATERIAIS RECICLADOS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE APRENDIZAGEM LÚDICA E SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "Um dos desafios enfrentados pelos professores no ensino da matemática é a faltas de estimulo aos estudantes, especialmente quando os conteúdos são apresentados de forma descontextualizada e excessivamente teórica. Bianchini et al (2010) aponta que existem escolas onde é priorizado o uso do quadro criando um ambiente desestimulador cuja consequencia é uma aprendizagem comprometida. E segundo Alves et al (2019) a utilização de jogos em sala de aula estimula o aluno a se envolver em seu processo aprendizagem de uma forma prazerosa e significativa. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo analisar artigos que abordam as contribuições pedagógicas do uso de jogos matemáticos, no ensino fundamental II, em especial aqueles confeccionados com materiais recicláveis, destacando seu potencial para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, bem como a promoção de valores ligados à sustentabilidade. Essa análise bibliográfica foi realizada nas bases de periódicos brasileiros Google Acadêmico, SciELO e Periódicos da CAPES, com um recorte temporal de 2021-2025. Ao fim, dos 46 trabalhos localizados, foram selecionados apenas dois artigos sobre o tema, posto que, em sua maioria os textos abordavam a educação infantil/fundamental I, demostrando um déficit em produções academias sobrea a temática, principalmente dentro do ensino fundamental II. Com o resultado da pesquisa foi possível considerar que o jogo, ao ser inserido no contexto da sala de aula, pode tornar o conteúdo mais acessível, estimulando a participação ativa dos estudantes, a cooperação e a resolução de problemas de forma crítica e criativa. A análise dos textos aponta que essa prática promove aprendizagens cognitivas, ao mesmo tempo em que da um novo sentido ao uso de materiais descartáveis, aplicando assim uma educação mais sustentável. Conclui-se então, que a combinação entre ludicidade e sustentabilidade pode oferecer um caminho inovador e significativo para o ensino da matemática nos anos finais do ensino básico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1837_TB6110_24102025162621.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS SILVA" "autor_email" => "msf.ifpi@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }