INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL EM BIBLIOTECAS DE INSTITUTOS FEDERAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128794 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9305 "inscrito_id" => 18870 "titulo" => "INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL EM BIBLIOTECAS DE INSTITUTOS FEDERAIS" "resumo" => "A inclusão e a acessibilidade informacional são pilares essenciais para a democratização do conhecimento e a garantia do direito à educação. Este estudo, inserido na área de Educação Profissional e Tecnológica, investiga como promover a inclusão e a acessibilidade informacional no espaço da biblioteca de um Instituto Federal (IF). A pesquisa parte do pressuposto de que as bibliotecas universitárias devem ser espaços acolhedores, oferecendo materiais e recursos acessíveis, e estar alinhadas às diretrizes mais recentes, como o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) e as WCAG. O referencial teórico é fundamentado em autores nacionais como Romeu Kazumi Sassaki (2009) e Maria Teresa Eglér Mantoan (2015), que discutem a necessidade de transformar o ambiente educacional. Internacionalmente, a pesquisa se baseia no trabalho de David H. Rose e Anne Meyer (2002) sobre o Desenho Universal para a aprendizagem (DUA), que visa à criação de ambientes flexíveis para todos os alunos, e nos princípios da IDEA (Inclusão Digital para Educação Acessível). A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e exploratória, com um estudo de caso. A coleta de dados será realizada por meio de análise documental das políticas de acessibilidade do IF, avaliação da infraestrutura física e tecnológica da biblioteca, e entrevistas semiestruturadas com a comunidade acadêmica. A expectativa é que os resultados identifiquem os desafios na implementação de políticas de acessibilidade eficazes. A partir dessa análise, será proposto um plano de ação detalhado com recomendações práticas para aprimorar a acessibilidade informacional na biblioteca, contribuindo para o debate sobre educação inclusiva e tecnológica e fortalecendo o papel da biblioteca como um espaço verdadeiramente equitativo para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18870_TB9305_30102025195914.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLANIA FERNANDES ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ISLANIA" "autor_email" => "islania@ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128794 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9305 "inscrito_id" => 18870 "titulo" => "INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL EM BIBLIOTECAS DE INSTITUTOS FEDERAIS" "resumo" => "A inclusão e a acessibilidade informacional são pilares essenciais para a democratização do conhecimento e a garantia do direito à educação. Este estudo, inserido na área de Educação Profissional e Tecnológica, investiga como promover a inclusão e a acessibilidade informacional no espaço da biblioteca de um Instituto Federal (IF). A pesquisa parte do pressuposto de que as bibliotecas universitárias devem ser espaços acolhedores, oferecendo materiais e recursos acessíveis, e estar alinhadas às diretrizes mais recentes, como o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) e as WCAG. O referencial teórico é fundamentado em autores nacionais como Romeu Kazumi Sassaki (2009) e Maria Teresa Eglér Mantoan (2015), que discutem a necessidade de transformar o ambiente educacional. Internacionalmente, a pesquisa se baseia no trabalho de David H. Rose e Anne Meyer (2002) sobre o Desenho Universal para a aprendizagem (DUA), que visa à criação de ambientes flexíveis para todos os alunos, e nos princípios da IDEA (Inclusão Digital para Educação Acessível). A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e exploratória, com um estudo de caso. A coleta de dados será realizada por meio de análise documental das políticas de acessibilidade do IF, avaliação da infraestrutura física e tecnológica da biblioteca, e entrevistas semiestruturadas com a comunidade acadêmica. A expectativa é que os resultados identifiquem os desafios na implementação de políticas de acessibilidade eficazes. A partir dessa análise, será proposto um plano de ação detalhado com recomendações práticas para aprimorar a acessibilidade informacional na biblioteca, contribuindo para o debate sobre educação inclusiva e tecnológica e fortalecendo o papel da biblioteca como um espaço verdadeiramente equitativo para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18870_TB9305_30102025195914.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLANIA FERNANDES ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ISLANIA" "autor_email" => "islania@ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }