Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho resulta de uma investigação do tipo estado do conhecimento, que analisou produções acadêmicas sobre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em licenciaturas que formam professores de Ciências da Natureza. A questão norteadora foi: o que apontam as teses e dissertações sobre as concepções e os modos de organização e desenvolvimento das atividades de ECS nessas licenciaturas? O objetivo geral consistiu em analisar teses e dissertações da área da educação que abordam essas concepções e formas de organização do estágio. Os objetivos específicos foram: identificar e sistematizar os trabalhos sobre ECS em cursos das Ciências da Natureza; mapear as concepções de ECS presentes nos textos, destacando seus fundamentos teóricos e formativos; e analisar os modos de organização e desenvolvimento descritos, com ênfase nas articulações entre teoria e prática, nas relações escola-universidade e nas propostas formativas para a docência. O referencial teórico envolveu temas como formação inicial docente, concepções de estágio e os aspectos legais e teóricos que orientam o ECS no Brasil, com base em Pimenta (1994), Pimenta e Lima (2011), Tardif (2012) e Barra (2023). De abordagem qualitativa, a pesquisa seguiu os procedimentos de Romanowski (2002), com buscas por teses e dissertações na BDTD e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando descritores específicos e considerando o período de 2015 a 2025, a pertinência temática e a disponibilidade dos textos. Após leitura exploratória e seleção, os trabalhos foram organizados e analisados por meio da Análise de Conteúdo, do tipo categorial, conforme Bardin (2011). Os resultados apontam a predominância de concepções de prática como imitação ou instrumentalização, e a emergência de iniciativas que propõem o ECS como pesquisa. Dificuldades recorrentes envolvem a supervisão, a fragmentação entre teoria e prática e o reconhecimento da escola como espaço formativo.

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