CONTRIBUIÇÕES DO PET PEDAGOGIA/UFPI PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE EGRESSOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128605 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8850 "inscrito_id" => 18228 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PET PEDAGOGIA/UFPI PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE EGRESSOS" "resumo" => "O Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) constitui-se como um espaço formativo que articula ensino, pesquisa e extensão, promovendo a construção coletiva do saber e o fortalecimento da identidade docente. Inserido em um contexto de valorização da educação pública e da formação inicial de qualidade, o programa se dedica a promover experiências que ampliam os horizontes acadêmicos e profissionais dos seus integrantes, especialmente no que se refere à prática pedagógica crítica e reflexiva. Com base nesse cenário, neste estudo objetiva-se refletir sobre as contribuições do PET Pedagogia/UFPI para a formação docente de egressos do curso de Pedagogia, considerando as experiências de participação no programa durante dois anos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa (Richardson, 1999; Minayo, 2009), a fim de compreender as percepções dos egressos sobre sua formação. Como instrumento metodológico, foi utilizada a observação participante, bem como diários de bordo para a realização de registros das vivências no Grupo. A partir disso, busca-se analisar como as experiências proporcionadas pelo programa — como projetos de extensão, organização de livros, produção de materiais didáticos, uso de tecnologias educacionais e ações formativas — contribuíram para a formação docente de egressos. Os resultados evidenciam que a atuação no PET potencializa habilidades como liderança, trabalho em equipe, pensamento crítico, além de fortalecer a compreensão de questões sociais que atravessam a docência, consolidando o programa como espaço de formação docente significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18228_TB8850_27102025222327.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARMENNIA VITÓRIA ARAÚJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARMENNIA" "autor_email" => "armennia.santos@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128605 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8850 "inscrito_id" => 18228 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PET PEDAGOGIA/UFPI PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE EGRESSOS" "resumo" => "O Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) constitui-se como um espaço formativo que articula ensino, pesquisa e extensão, promovendo a construção coletiva do saber e o fortalecimento da identidade docente. Inserido em um contexto de valorização da educação pública e da formação inicial de qualidade, o programa se dedica a promover experiências que ampliam os horizontes acadêmicos e profissionais dos seus integrantes, especialmente no que se refere à prática pedagógica crítica e reflexiva. Com base nesse cenário, neste estudo objetiva-se refletir sobre as contribuições do PET Pedagogia/UFPI para a formação docente de egressos do curso de Pedagogia, considerando as experiências de participação no programa durante dois anos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa (Richardson, 1999; Minayo, 2009), a fim de compreender as percepções dos egressos sobre sua formação. Como instrumento metodológico, foi utilizada a observação participante, bem como diários de bordo para a realização de registros das vivências no Grupo. A partir disso, busca-se analisar como as experiências proporcionadas pelo programa — como projetos de extensão, organização de livros, produção de materiais didáticos, uso de tecnologias educacionais e ações formativas — contribuíram para a formação docente de egressos. Os resultados evidenciam que a atuação no PET potencializa habilidades como liderança, trabalho em equipe, pensamento crítico, além de fortalecer a compreensão de questões sociais que atravessam a docência, consolidando o programa como espaço de formação docente significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18228_TB8850_27102025222327.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARMENNIA VITÓRIA ARAÚJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARMENNIA" "autor_email" => "armennia.santos@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }