FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO ADEQUADO À DIVERSIDADE DIALETAL NO BRASIL.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126022 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2565 "inscrito_id" => 4614 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO ADEQUADO À DIVERSIDADE DIALETAL NO BRASIL." "resumo" => "Este estudo se propõe a realizar uma investigação sobre a formação de professores no Brasil e de que modo a preparação dos educadores para atuarem no cenário escolar brasileiro, caracterizado por sua rica diversidade de dialetos e variedades linguísticas os prepara para o combate ao preconceito linguístico. A pesquisa explora as abordagens teóricas, as referências bibliográficas utilizadas nas disciplinas da graduação e como os licenciandos em Letras estão sendo formados linguísticamente para atenderem adequadamente a diversidade dialetal no Brasil. Para isso, será realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica abrangendo ementas de diferentes cursos de Letras das cinco regiões do nosso país, além de análise de docuementos oficiais que orientam o ensino de Língua Portuguesa no país, e a leitura de artigos científicos e livros que abordam o assunto e são representativos nos estudos da sociolinguística no Brasil. A pesquisa busca destacar a importância de uma formação docente que capacite os professores a reconhecer e lidar adequadamente com a variação linguística como um fenômeno natural e legítimo da língua, para assim desconstruir preconceitos linguísticos promover uma educação que valorize a identidade linguística de cada aluno. A justificativa para este estudo reside na relevância do tema no contexto brasileiro, marcado pela pluralidade linguística e pela necessidade de uma formação de professores que promovam a igualdade e o respeito à diversidade linguística. A pesquisa conclui que a formação de professores para o tratamento adequado da diversidade dialetal é fundamental para construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática, em que todas as formas de falar sejam respeitadas diante da diversidade línguistica no Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4614_TB2565_30102025211022.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIRE DE SOUSA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "SAMIRE BEZERRA" "autor_email" => "samirebzrr21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126022 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2565 "inscrito_id" => 4614 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO ADEQUADO À DIVERSIDADE DIALETAL NO BRASIL." "resumo" => "Este estudo se propõe a realizar uma investigação sobre a formação de professores no Brasil e de que modo a preparação dos educadores para atuarem no cenário escolar brasileiro, caracterizado por sua rica diversidade de dialetos e variedades linguísticas os prepara para o combate ao preconceito linguístico. A pesquisa explora as abordagens teóricas, as referências bibliográficas utilizadas nas disciplinas da graduação e como os licenciandos em Letras estão sendo formados linguísticamente para atenderem adequadamente a diversidade dialetal no Brasil. Para isso, será realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica abrangendo ementas de diferentes cursos de Letras das cinco regiões do nosso país, além de análise de docuementos oficiais que orientam o ensino de Língua Portuguesa no país, e a leitura de artigos científicos e livros que abordam o assunto e são representativos nos estudos da sociolinguística no Brasil. A pesquisa busca destacar a importância de uma formação docente que capacite os professores a reconhecer e lidar adequadamente com a variação linguística como um fenômeno natural e legítimo da língua, para assim desconstruir preconceitos linguísticos promover uma educação que valorize a identidade linguística de cada aluno. A justificativa para este estudo reside na relevância do tema no contexto brasileiro, marcado pela pluralidade linguística e pela necessidade de uma formação de professores que promovam a igualdade e o respeito à diversidade linguística. A pesquisa conclui que a formação de professores para o tratamento adequado da diversidade dialetal é fundamental para construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática, em que todas as formas de falar sejam respeitadas diante da diversidade línguistica no Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4614_TB2565_30102025211022.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIRE DE SOUSA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "SAMIRE BEZERRA" "autor_email" => "samirebzrr21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }