A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS ENQUANTO ESPAÇO DE PRÁTICAS INTEGRADORAS E INCLUSIVAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128579 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8790 "inscrito_id" => 18558 "titulo" => "A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS ENQUANTO ESPAÇO DE PRÁTICAS INTEGRADORAS E INCLUSIVAS" "resumo" => "Este estudo objetiva-se por discutir os limites do efetivo atendimento em Sala de Recursos Multifuncionais e a contribuição ao desenvolvimento educacional e interacional das crianças atendidas em uma escola pública de Maceió/AL, em 2024. Neste sentido, apresenta resultados que evidenciam a Sala de Recursos Multifuncionais como lócus e referência do processo de inclusão escolar, através do Atendimento Educacional Especializado (AEE). De cunho qualitativo, esta pesquisa apresenta em forma de relato de experiência profissional como o ser professor em ambiente inclusivo promove a justiça social e respeita-se a diversidade dos sujeitos. Ao operacionalizar um ambiente em que todos os educandos têm as mesmas oportunidades de aprender e se desenvolver promove-se a participação ativa de todos e fomenta-se um ambiente de aprendizado acolhedor. Corrobora para esta compreensão Montoan (2010) no que se refere ao debate na perspectiva de uma Educação Inclusiva. Carvalho (2010) contribui ao defender a ideia da organização do atendimento educacional baseado no paradigma da inclusão, e Stainback e Stainback (1999) problematizam a Educação Inclusiva como prática de inclusão de todos independente de suas deficiências, origens econômicas, culturais. Essas discussões resultaram em descobertas como a negação da efetivação da prática docente no AEE, a falta de clareza sobre a finalidade da Sala de Recursos, nos evidenciando no âmbito escolar a importância do trabalho de um professor-educador-aprendiz nesse rico espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18558_TB8790_27102025103524.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA INGRID BORBA" "autor_nome_curto" => "Sara Ingrid Bor" "autor_email" => "singridborba@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128579 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8790 "inscrito_id" => 18558 "titulo" => "A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS ENQUANTO ESPAÇO DE PRÁTICAS INTEGRADORAS E INCLUSIVAS" "resumo" => "Este estudo objetiva-se por discutir os limites do efetivo atendimento em Sala de Recursos Multifuncionais e a contribuição ao desenvolvimento educacional e interacional das crianças atendidas em uma escola pública de Maceió/AL, em 2024. Neste sentido, apresenta resultados que evidenciam a Sala de Recursos Multifuncionais como lócus e referência do processo de inclusão escolar, através do Atendimento Educacional Especializado (AEE). De cunho qualitativo, esta pesquisa apresenta em forma de relato de experiência profissional como o ser professor em ambiente inclusivo promove a justiça social e respeita-se a diversidade dos sujeitos. Ao operacionalizar um ambiente em que todos os educandos têm as mesmas oportunidades de aprender e se desenvolver promove-se a participação ativa de todos e fomenta-se um ambiente de aprendizado acolhedor. Corrobora para esta compreensão Montoan (2010) no que se refere ao debate na perspectiva de uma Educação Inclusiva. Carvalho (2010) contribui ao defender a ideia da organização do atendimento educacional baseado no paradigma da inclusão, e Stainback e Stainback (1999) problematizam a Educação Inclusiva como prática de inclusão de todos independente de suas deficiências, origens econômicas, culturais. Essas discussões resultaram em descobertas como a negação da efetivação da prática docente no AEE, a falta de clareza sobre a finalidade da Sala de Recursos, nos evidenciando no âmbito escolar a importância do trabalho de um professor-educador-aprendiz nesse rico espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18558_TB8790_27102025103524.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA INGRID BORBA" "autor_nome_curto" => "Sara Ingrid Bor" "autor_email" => "singridborba@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }