Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINQUEDOTECA – UM MODELO DE REDE DE APOIO ÀS MÃES DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA FACULDADE FASUP

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nos últimos anos o debate em torno do trabalho do cuidado vem crescendo e explicitando como ele afeta a vida das mulheres, resultando em uma sobrecarga de trabalho que equivale a 9,6 horas semanais a mais de trabalho que os homens (IBGE, 2022), o que faz com que as mães que estudam e trabalham enfrentem uma tripla jornada: as responsabilidades profissionais, acadêmicas e a maior parte das tarefas domésticas e do cuidado. Partindo dessa realidade, este trabalho tem, como objetivo geral, analisar como a brinquedoteca da Faculdade FASUP funciona como um modelo de rede de apoio às mães da comunidade acadêmica. Como referencial teórico para o trabalho do cuidado, temos a filósofa italiana Silvia Federici (2017, 2019, 2021) que afirma que, tanto em países “desenvolvidos” quanto aqueles “em desenvolvimento”, a família e o trabalho doméstico, invisível e realizado por mulheres, são os pilares que sustentam o capitalismo. Acerca da maternidade e da categoria mãe, trabalharemos com a filósofa francesa Elisabeth Badinter (1985) e, no que compete à organização e utilização de uma brinquedoteca, teremos como referencial Nylse Cunha (2011). Proporcionar às mães as mesmas oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional que seus colegas, que não assumem responsabilidades parentais da mesma maneira, é uma ação necessária, sobretudo em uma sociedade cisheteropatriarcal, para reduzir as desigualdades de gênero no âmbito acadêmico, promovendo um ambiente universitário mais justo e igualitário.

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