Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUZIA: PROPOSTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A MEDIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Apresentamos neste artigo a LuzIA, uma inteligência artificial capaz de transformar o ensino e a aprendizagem em Química, gerando acessibilidade aos conceitos e possibilitando a mediação dinâmica na prática pedagógica. A partir da metodologia exploratória com abordagem descritiva, realizamos uma pesquisa bibliográfica, onde investigamos a utilização da LuzIA para o ensino e aprendizagem em Química. Constatamos que a inteligência artificial vem sendo utilizada para o ensino e aprendizagem da ciência Química, no entanto, isto se aplica as popularizadas como ChatGPT, Gemini e Copilot. Assim, propomos estratégias de utilização desta ferramenta cultural tecnológica em sala de aula sob o olhar da Teoria da Ação Mediada de James V. Wertsch, pois, a LuzIA é pouco explorada em propostas pedagógicas na educação em ciências. Ressaltamos o potencial desta ferramenta tecnológica para aplicação em aulas de Química e recomendamos a sua utilização em forma de tutoria personalizada voltada para o esclarecimento de dúvidas pontuais, atividades gamificadas e resoluções de problemas contextualizados com o cotidiano sociocultural do estudante. Destacamos que a LuzIA possui características propícias para mediar a aprendizagem, no entanto, o acompanhamento do professor é essencial ao conduzir as dinâmicas ao inserir a ferramenta tecnológica em momentos pontuais no processo de ensino e de aprendizagem.

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