Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REVELANDO TALENTOS E TRANSFORMANDO REALIDADES: O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES DO IFPE – CAMPUS CARUARU NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é atualmente uma das maiores iniciativas educacionais do país voltada à valorização da matemática e à identificação de jovens talentos. Criada em 2005, e voltada inicialmente para alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio, a OBMEP oferece oportunidades únicas de mobilização pedagógica, valorização do raciocínio lógico, e inclusão de estudantes em programas de incentivo à ciência. Este trabalho apresenta a experiência do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Caruaru (IFPE – Caruaru), com foco específico no nível 3 (ensino médio), destacando os impactos pedagógicos, sociais e acadêmicos advindos da participação qualificada de seus estudantes. Com ações nos cursos de extensão, dando enfoque a metodologia resolução de problemas, desde 2018, temos investido sistematicamente na preparação dos alunos para olimpíadas de matemática. Os objetivos principais dessa preparação incluem o estímulo ao pensamento crítico, o fortalecimento no desempenho em disciplinas de exatas, a redução da evasão escolar e a elevação da autoestima dos estudantes. Os resultados obtidos pelo campus evidenciam o sucesso da proposta. Além do prestígio institucional e do fortalecimento da identidade escolar, a conquista de uma medalha representa um divisor de águas na trajetória acadêmica dos estudantes. Os premiados têm acesso direto ao Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), e processos seletivos de universidades que destinam vagas a alunos que possuem premiações em olimpíadas. Muitos desses estudantes seguem trajetórias acadêmicas em cursos de engenharia, matemática, física, ciência da computação e outras áreas estratégicas da ciência e tecnologia. A nossa experiência comprova que, mesmo em contextos de limitações orçamentárias e desafios socioeducacionais, é possível revelar talentos e transformar realidades por meio de práticas pedagógicas comprometidas com o protagonismo estudantil e a valorização do mérito científico.

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