Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS DISCIPLINAS OBRIGATÒRIAS, OPTATIVAS E ELETIVAS NOS CURRÍCULOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL E GOIÁS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As estruturas curriculares previstas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) se organizam de forma a balizar matrizes curriculares que expressam os componentes a serem apresentados ao longo da graduação, de forma que dialoguem e tragam contribuições para o desenvolvimento de competências e habilidades aos discentes. Dessa forma, tal organização influencia diretamente a formação do futuro profissional, sendo necessário o fomento de pesquisas referentes a esse campo de estudo que compõem o currículo do ensino superior. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar como se dá a distribuição de carga horária e das disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas, considerando as áreas do conhecimento que as constituem e as áreas de atuação profissional do pedagogo, em especial, a docência. Por meio de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, investigamos os PPCs dos cursos de pedagogia das sete instituições de ensino superior público que pertencem ao estado de Goiás e ao Distrito Federal., Os dados obtidos permitiram inferir que há predominância de cargas horárias obrigatórias direcionadas às Ciências da Educação, Metodologia e Teoria de práticas de ensino, com ênfase em disciplinas de áreas de conhecimento específicas, quando comparado no conjunto das áreas. Foi observado que as disciplinas optativas e eletivas apresentam uma quantidade significativa reduzida de horas em comparação com as obrigatórias, o que reflete uma inflexibilidade do currículo em permitir que seus discentes tenham acesso a áreas mais específicas de interesse, ainda que isso possa ser questionado.

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