Artigo Anais IV CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE E QUALIDADE DE VIDA

Palavra-chaves: UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE, PESSOA IDOSA, QUALIDADE DE VIDA Tema Livre (TL) Universidades Abertas à Terceira Idade
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Publicado em 24 de setembro de 2015

Resumo

Nesse estudo, foi abordada “A importância da universidade aberta para qualidade de vida da pessoa idosa”, tendo como objetivos específicos identificar os motivos que levam as pessoas idosas a participar da universidade aberta e analisar os reflexos deste na vida pessoal e social dos sujeitos desse estudo. Este estudo é de natureza qualitativa, exploratória e de campo. Para análise dos dados foi utilizado o método dialético por fornecer bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Teve-se como referencial teórico Frutuoso (1996), Oliveira (1999), Palma (2000) e Zimerman (2000), dentre outros. O presente estudo foi realizado no período de setembro a novembro de 2014. Este trabalho aponta que o envelhecimento é um processo inevitável, e na sociedade brasileira é cercado de estereótipos e preconceitos como: incapaz, trapo velho, improdutivo e até mesmo como um problema social. Para coleta de dados fez-se uso dos seguintes instrumentos: roteiro de entrevista, documentos do programa e literatura que trabalham essa temática. De acordo com o estudo realizado constatou-se que a universidade aberta denominados de programas e projetos de extensão universitária para idosos vem contribuindo significativamente com a qualidade de vida dos seus participantes por meio de uma educação gerontológica e da convivência entre gerações. Assim, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão sobre o processo de envelhecimento da pessoa idosa e ao mesmo tempo, ultrapassar a visão estigmatizaste e equivocada que o envelhecimento é um problema.

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