Artigo Anais IV CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

APOSENTADORIA E ENVELHECIMENTO: UM POSSÍVEL RECOMEÇO

Palavra-chaves: APOSENTADORIA, TRABALHO, PROJETO DE VIDA Tema Livre (TL) Aposentadoria; Mercado de Trabalho e Instituições de Longa Permanência
"2015-09-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 12067
    "edicao_id" => 36
    "trabalho_id" => 886
    "inscrito_id" => 3330
    "titulo" => "APOSENTADORIA E ENVELHECIMENTO: UM POSSÍVEL RECOMEÇO"
    "resumo" => "Aposentadoria é considerada a maior transição na vida do ser humano e a forma como ela se estabelece é consequência da maneira como o sujeito organizou a vida, e da importância atribuída ao trabalho com envelhecimento. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral analisar as percepções acerca da aposentadoria em professores em situação de pré-aposentadoria. Participaram deste estudo dez professores, sendo sete mulheres e três homens, com idades compreendidas entre os 60 e 63 anos, que estão com a aposentadoria prevista para os anos de 2015 a 2019. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados por meio da aplicação do questionário sócio demográfico e entrevista semiestruturada e tratada através da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos apresentaram os mais diversos significados e sentimentos acerca da aposentadoria e perspectiva de futuro, deixando evidente o despreparo dos professores para lidarem com a aposentadoria. Conclui-se a necessidade de implantação de programas de preparação para aposentadoria, visando principalmente a construção de um novo projeto de vida."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "Aposentadoria; Mercado de Trabalho e Instituições de Longa Permanência"
    "palavra_chave" => "APOSENTADORIA, TRABALHO, PROJETO DE VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV040_MD2_SA14_ID3330_27082015200848.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:43:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA BEZERRA DA SILVA JUVENAL"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa.silva_5@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais IV CIEH"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2015"
    "edicao_logo" => "5e49e629f3441_16022020220233.png"
    "edicao_capa" => "5f182cb905404_22072020091033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-09-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 12067
    "edicao_id" => 36
    "trabalho_id" => 886
    "inscrito_id" => 3330
    "titulo" => "APOSENTADORIA E ENVELHECIMENTO: UM POSSÍVEL RECOMEÇO"
    "resumo" => "Aposentadoria é considerada a maior transição na vida do ser humano e a forma como ela se estabelece é consequência da maneira como o sujeito organizou a vida, e da importância atribuída ao trabalho com envelhecimento. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral analisar as percepções acerca da aposentadoria em professores em situação de pré-aposentadoria. Participaram deste estudo dez professores, sendo sete mulheres e três homens, com idades compreendidas entre os 60 e 63 anos, que estão com a aposentadoria prevista para os anos de 2015 a 2019. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados por meio da aplicação do questionário sócio demográfico e entrevista semiestruturada e tratada através da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos apresentaram os mais diversos significados e sentimentos acerca da aposentadoria e perspectiva de futuro, deixando evidente o despreparo dos professores para lidarem com a aposentadoria. Conclui-se a necessidade de implantação de programas de preparação para aposentadoria, visando principalmente a construção de um novo projeto de vida."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "Aposentadoria; Mercado de Trabalho e Instituições de Longa Permanência"
    "palavra_chave" => "APOSENTADORIA, TRABALHO, PROJETO DE VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV040_MD2_SA14_ID3330_27082015200848.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:43:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA BEZERRA DA SILVA JUVENAL"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa.silva_5@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais IV CIEH"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2015"
    "edicao_logo" => "5e49e629f3441_16022020220233.png"
    "edicao_capa" => "5f182cb905404_22072020091033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-09-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de setembro de 2015

Resumo

Aposentadoria é considerada a maior transição na vida do ser humano e a forma como ela se estabelece é consequência da maneira como o sujeito organizou a vida, e da importância atribuída ao trabalho com envelhecimento. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral analisar as percepções acerca da aposentadoria em professores em situação de pré-aposentadoria. Participaram deste estudo dez professores, sendo sete mulheres e três homens, com idades compreendidas entre os 60 e 63 anos, que estão com a aposentadoria prevista para os anos de 2015 a 2019. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados por meio da aplicação do questionário sócio demográfico e entrevista semiestruturada e tratada através da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos apresentaram os mais diversos significados e sentimentos acerca da aposentadoria e perspectiva de futuro, deixando evidente o despreparo dos professores para lidarem com a aposentadoria. Conclui-se a necessidade de implantação de programas de preparação para aposentadoria, visando principalmente a construção de um novo projeto de vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.