ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: MAPEANDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NAS BIBLIOTECAS DIGITAIS BRASILEIRA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128459 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8484 "inscrito_id" => 18250 "titulo" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: MAPEANDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NAS BIBLIOTECAS DIGITAIS BRASILEIRA" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Iniciação Científica - IC, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC da Universidade Federal do Amazonas, realizada em 2024/2025, que tem como objetivo mapear a produção científica das Altas Habilidades/ Superdotação nas Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações e Revistas de Educação Especial Brasileira. Os alunos com Altas Habilidades/ Superdotação são definidos de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), como aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse (Brasil, 2008). A metodologia utilizada baseia-se em uma abordagem qualitativa com foco dialético, de acordo com Lukács (2003), essa abordagem, enquanto método de conhecimento, considera a historicidade na análise da realidade, reconhecendo a contradição como um elemento fundamental para a mudança social. A pesquisa foi realizada por meio de Revisão Sistemática em revistas da área da Educação Especial e em bibliotecas digitais brasileiras, com base nos procedimentos metodológicos de Santos, Pimenta e Nobre (2007), que a definem como um método rigoroso e transparente para reunir e analisar evidências sobre determinado tema. Foram encontrados 12 trabalhos nas fontes analisadas, dos quais 6 foram selecionados por estarem de acordo com os descritores e o objetivo da pesquisa. Os resultados evidenciam que embora existam estudos sobre a temática, a sistematização ainda é limitada, especialmente na região Norte do país, o que indica a necessidade de ampliar o conhecimento da área das altas habilidades/ superdotação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18250_TB8484_21102025101920.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAMILE SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "kamile.souza@ufam.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128459 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8484 "inscrito_id" => 18250 "titulo" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: MAPEANDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NAS BIBLIOTECAS DIGITAIS BRASILEIRA" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Iniciação Científica - IC, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC da Universidade Federal do Amazonas, realizada em 2024/2025, que tem como objetivo mapear a produção científica das Altas Habilidades/ Superdotação nas Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações e Revistas de Educação Especial Brasileira. Os alunos com Altas Habilidades/ Superdotação são definidos de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), como aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse (Brasil, 2008). A metodologia utilizada baseia-se em uma abordagem qualitativa com foco dialético, de acordo com Lukács (2003), essa abordagem, enquanto método de conhecimento, considera a historicidade na análise da realidade, reconhecendo a contradição como um elemento fundamental para a mudança social. A pesquisa foi realizada por meio de Revisão Sistemática em revistas da área da Educação Especial e em bibliotecas digitais brasileiras, com base nos procedimentos metodológicos de Santos, Pimenta e Nobre (2007), que a definem como um método rigoroso e transparente para reunir e analisar evidências sobre determinado tema. Foram encontrados 12 trabalhos nas fontes analisadas, dos quais 6 foram selecionados por estarem de acordo com os descritores e o objetivo da pesquisa. Os resultados evidenciam que embora existam estudos sobre a temática, a sistematização ainda é limitada, especialmente na região Norte do país, o que indica a necessidade de ampliar o conhecimento da área das altas habilidades/ superdotação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18250_TB8484_21102025101920.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAMILE SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "kamile.souza@ufam.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }