Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: MAPEANDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NAS BIBLIOTECAS DIGITAIS BRASILEIRA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Iniciação Científica - IC, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC da Universidade Federal do Amazonas, realizada em 2024/2025, que tem como objetivo mapear a produção científica das Altas Habilidades/ Superdotação nas Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações e Revistas de Educação Especial Brasileira. Os alunos com Altas Habilidades/ Superdotação são definidos de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), como aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse (Brasil, 2008). A metodologia utilizada baseia-se em uma abordagem qualitativa com foco dialético, de acordo com Lukács (2003), essa abordagem, enquanto método de conhecimento, considera a historicidade na análise da realidade, reconhecendo a contradição como um elemento fundamental para a mudança social. A pesquisa foi realizada por meio de Revisão Sistemática em revistas da área da Educação Especial e em bibliotecas digitais brasileiras, com base nos procedimentos metodológicos de Santos, Pimenta e Nobre (2007), que a definem como um método rigoroso e transparente para reunir e analisar evidências sobre determinado tema. Foram encontrados 12 trabalhos nas fontes analisadas, dos quais 6 foram selecionados por estarem de acordo com os descritores e o objetivo da pesquisa. Os resultados evidenciam que embora existam estudos sobre a temática, a sistematização ainda é limitada, especialmente na região Norte do país, o que indica a necessidade de ampliar o conhecimento da área das altas habilidades/ superdotação.

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