Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS: PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES A PARTIR DAS PESQUISAS NO SUL DE MINAS GERAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho, um desdobramento da dissertação defendida por Guimarães (2024) sobre as contribuições dos povos indígenas na região abrangida pela bacia hidrográfica do rio Verde, sul de Minas Gerais, propõe práticas interdisciplinares para a formação docente. Essas práticas buscam auxiliar professores no cumprimento da Lei 11645/2008, sobre o ensino de História Indígena, e do caput do artigo 26 da LDB, sobre o caráter de regionalidade do currículo, além de atuar na promoção e valorização da diversidade cultural e étnico-racial. Baseado nas perspectivas da colonialidade do saber (Quijano, 2005) e da integração (Monteiro, 1994), além das produções de Guimarães (2019, 2021 e 2024), o estudo aborda atividades pedagógicas que abrangem os componentes curriculares História, Geografia, Sociologia, Língua Portuguesa e Arte, com possibilidade de adequação a diferentes realidades educacionais. O resultado é uma série de propostas pedagógicas que abordam aspectos como diversidade cultural indígena, identidades, conceito de região, manifestações artísticas indígenas e produções escritas de e sobre indígenas. Essas abordagens são possíveis através de métodos variados, como a leitura de documentos históricos e textos diversos sobre temáticas indígenas, debates entre os alunos, oficinas, visitas a museus, palestras e pesquisas em livros e na internet. As propostas são voltadas a alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

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