Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PROMOÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Ambiental tem se tornado cada vez mais necessária e imprescindível no enfrentamento das questões socioambientais. A relevância do tema decorre da necessidade global de incentivar e conscientizar toda a população a uma mudança de atitude frente aos constantes impactos ambientais causados pela ação humana. A BNCC estabelece que as escolas devem abordar a Educação Ambiental de forma transversal, incluindo-a em um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica. Sendo assim, este estudo tem como objetivo a promoção da responsabilidade socioambiental, a partir do exercício pleno da Educação Ambiental, com formação de cidadãos conscientes e responsáveis pelas suas atitudes e, sobretudo, desafiados a enfrentar os problemas ambientais do século XXI. Para tanto, foi desenvolvido um projeto, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio da EREM Manoel Gonçalves de Lima, com realização de pesquisa explicativa e estudos qualitativos para compreender as causas e as consequências dos principais problemas socioambientais identificados no município de Cumaru – PE. A falta de água potável, o desmatamento e as queimadas na caatinga, o descarte e destinação dos resíduos sólidos, a falta de esgoto sanitário e os casos de contaminação e poluição do solo, da água e do ar foram os problemas mais citados pelos estudantes e que se tornaram corpo do projeto. Preocupados com os questões socioambientais locais, estudantes e professores buscaram denunciar os problemas aos poderes legislativo e executivo na perspectiva de encontrar soluções por meio de políticas públicas eficientes e, principalmente, através da conscientização da população em prol do uso sustentável dos recursos naturais, de maneira a garantir a melhoria da qualidade de vida das atuais e futuras gerações. O estudo permitiu a utilização de habilidades fundamentais na construção de competências intrínsecas ao exercício da cidadania e do protagonismo juvenil.

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