Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE CURRICULAR: ESPAÇO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo analisa a constituição do laboratório de acessibilidade curricular na Educação Básica- LACEB como espaço formativo fundamental, destacando a importância na promoção de práticas inclusivas no contexto da Educação Básica. A pesquisa realizada por meio da abordagem qualitativa, a partir da análise documental (registros documentais, relatórios, mídias, e-mails, banco de dados, registros de frequência e registros fotográficos) das formações ocorridas no período de 2024 à 2025 no LACEB, teve enquanto objetivo compreender como esses espaços formativos contribuem para o desenvolvimento dos profissionais da educação no alcance de práticas inclusivas. A metodologia adotada inclui ainda, a análise bibliográfica por um extensivo estado da arte de materiais e outras pesquisas, que permitem contextualizar as ações do laboratório dentro do cenário educacional inclusivo. Verificou-se a partir dos dados coletados, que o laboratório de acessibilidade curricular atua como um espaço de troca de experiências, reflexão e desenvolvimento de estratégias pedagógicas voltadas para a inclusão de estudantes com diferentes demandas educativas, a partir dos princípios de pluralidade, transversalidade e interdisciplinaridade, que constituem as bases fundamentais do LACEB. Além disso, evidencia-se que as formações realizadas nesse espaço favorecem a sensibilização dos professores e demais profissionais, promovendo uma mudança de paradigmas e práticas pedagógicas tradicionais. A pesquisa reforça a importância de investir em espaços como o laboratório de acessibilidade curricular, que funcionam como ambientes de formação contínua e de inovação à educação básica. Conclui-se que o LACEB é essencial para consolidação de práticas inclusivas, garantindo o direito de todos os estudantes a uma aprendizagem de qualidade. Assim, o estudo contribui para o entendimento do papel desse espaço na formação de profissionais mais preparados para lidar com a diversidade, promovendo uma educação mais equitativa e acessível.

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