Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA PARA A DIVERSIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (2020-2024)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação inclusiva visa garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todos os estudantes, independentemente de suas diferenças físicas, cognitivas, culturais ou sociais, promovendo ambientes escolares acolhedores e adaptados às diversidades. No contexto atual, o número de alunos com deficiência física ou não visível matriculados em instituições de ensino básico tem aumentado cada vez mais. Entretanto, a educação inclusiva vai além da simples presença do estudante em sala de aula. Nesse cenário, muitas instituições enfrentam barreiras sociais, estruturais e pedagógicas. Apesar dos avanços nessa área de estudo, notam-se algumas lacunas em destaque na formação inicial dos docentes de Biologia. Sendo assim, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a formação de professores de Biologia para a educação inclusiva, com foco em publicações dos últimos cinco anos, utilizando as plataformas de busca Scielo e Google acadêmico para a seleção de trabalhos acadêmicos relevantes para o tema. O objetivo é analisar as principais abordagens, desafios e estratégias adotadas na formação inicial e continuada dos docentes para promover práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Biologia. O procedimento de análise dos dados foi executado por meio de leitura exploratória e detalhada, buscando identificar as principais temáticas, metodologias, resultados e conclusões referentes à formação docente. A pesquisa conclui que a formação de professores de Biologia necessita de melhorias significativas, incluindo a inserção de disciplinas específicas para educação inclusiva, tanto teórica quanto práticas no currículo formativo como uma preparação base e incentivo para que os professores busquem uma formação contínua e atualizada para atender a diversidade em sala de aula de forma adequada. Além de políticas públicas para garantir a disponibilidade de recursos e suporte adequado, promovendo ambientes educacionais inclusivos de qualidade para todos.

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