ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO VEREDAS DO 1º ANO: UM ESTUDO NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE CAMPO ALEGRE/AL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127858 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6787 "inscrito_id" => 185 "titulo" => "ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO VEREDAS DO 1º ANO: UM ESTUDO NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE CAMPO ALEGRE/AL" "resumo" => "RESUMO O presente estudo investigou o ensino da consciência fonológica por meio das atividades propostas no livro didático Veredas, adotado pela rede municipal de Campo Alegre/AL. Seu objetivo foi analisar as atividades que visam desenvolver a consciência fonológica dos estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental, considerando que crianças que possuem consciência dos sons da língua avançam de forma mais eficaz e produtiva durante o processo de alfabetização (Adams, 2006). Para tanto, foi necessário identificar as atividades que abordam habilidades fonológicas, classificar os níveis de consciência fonológica explorados e verificar a frequência e distribuição dessas atividades ao longo do livro. O referencial teórico adotado inclui os estudos de Adams (2006), Soares (2022a), Soares (2022b), Morais (2023) e Brites (2023). A pesquisa foi de caráter documental, baseada na leitura e análise do livro selecionado (Sá-Silva; Almeida; Guindani, 2009). Os dados coletados foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa, com o intuito de interpretá-los, e não de quantificá-los, levando em consideração o contexto no qual estão inseridos (Minayo, 2014). Os resultados revelaram que a maioria das atividades presentes no livro didático Veredas tinha como objetivo estimular os diferentes níveis da consciência fonológica. Dessa forma, as atividades propostas contribuíram para o desenvolvimento das habilidades necessárias à alfabetização, promovendo uma aprendizagem mais significativa para os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID185_TB6787_30102025005300.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANADEJE FERREIRA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Anadeje" "autor_email" => "dejeana@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127858 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6787 "inscrito_id" => 185 "titulo" => "ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO VEREDAS DO 1º ANO: UM ESTUDO NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE CAMPO ALEGRE/AL" "resumo" => "RESUMO O presente estudo investigou o ensino da consciência fonológica por meio das atividades propostas no livro didático Veredas, adotado pela rede municipal de Campo Alegre/AL. Seu objetivo foi analisar as atividades que visam desenvolver a consciência fonológica dos estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental, considerando que crianças que possuem consciência dos sons da língua avançam de forma mais eficaz e produtiva durante o processo de alfabetização (Adams, 2006). Para tanto, foi necessário identificar as atividades que abordam habilidades fonológicas, classificar os níveis de consciência fonológica explorados e verificar a frequência e distribuição dessas atividades ao longo do livro. O referencial teórico adotado inclui os estudos de Adams (2006), Soares (2022a), Soares (2022b), Morais (2023) e Brites (2023). A pesquisa foi de caráter documental, baseada na leitura e análise do livro selecionado (Sá-Silva; Almeida; Guindani, 2009). Os dados coletados foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa, com o intuito de interpretá-los, e não de quantificá-los, levando em consideração o contexto no qual estão inseridos (Minayo, 2014). Os resultados revelaram que a maioria das atividades presentes no livro didático Veredas tinha como objetivo estimular os diferentes níveis da consciência fonológica. Dessa forma, as atividades propostas contribuíram para o desenvolvimento das habilidades necessárias à alfabetização, promovendo uma aprendizagem mais significativa para os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID185_TB6787_30102025005300.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANADEJE FERREIRA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Anadeje" "autor_email" => "dejeana@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }