O IMPACTO DA BIBLIOTECA NO ESPAÇO ESCOLAR COMO AMBIENTE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128439 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8436 "inscrito_id" => 17269 "titulo" => "O IMPACTO DA BIBLIOTECA NO ESPAÇO ESCOLAR COMO AMBIENTE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID" "resumo" => "Este resumo tem como objetivo apresentar os resultados alcançados pelos estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados ao Núcleo de Alfabetização da Universidade Estadual do Ceará. O projeto foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental, com o intuito de reintegrar o espaço da biblioteca ao cotidiano escolar dos alunos. A biblioteca, anteriormente subutilizada, foi reativada por iniciativa do Supervisor e dos Pibidianos. A partir de suas observações, os bolsistas identificaram que o espaço não estava sendo utilizado para cumprir seu verdadeiro papel social, cultural e alfabetizador. Diante disso, foram desenvolvidas ações que buscavam transformar a biblioteca em um ambiente vivo, acolhedor e estimulante para os alunos. As principais atividades foram a contação de histórias, rodas de leitura e momentos de alfabetização individual. A contação de histórias despertou o interesse das crianças pela leitura, desenvolvendo a imaginação, a escuta e a compreensão oral. As rodas de leitura permitiram o compartilhamento de livros e experiências, promovendo a interação, o debate e o desenvolvimento do gosto pela leitura. Além disso, a alfabetização individual foi uma estratégia essencial para atender alunos que apresentavam maiores dificuldades no processo de leitura e escrita, oferecendo um acompanhamento mais próximo e personalizado. Neste relato de experiência, apresentamos como as ações desenvolvidas na biblioteca impactaram positivamente as crianças, resultando no aumento do número de leitores dentro da escola, estimulação de senso crítico, impulsionando a leitura e diminuindo a ociosidade das crianças em casa e no recreio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17269_TB8436_30102025221632.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA GÊICIANE CÂNDIDO VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "Gêiciane Vascon" "autor_email" => "geiciane.vasconcelos@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128439 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8436 "inscrito_id" => 17269 "titulo" => "O IMPACTO DA BIBLIOTECA NO ESPAÇO ESCOLAR COMO AMBIENTE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID" "resumo" => "Este resumo tem como objetivo apresentar os resultados alcançados pelos estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados ao Núcleo de Alfabetização da Universidade Estadual do Ceará. O projeto foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental, com o intuito de reintegrar o espaço da biblioteca ao cotidiano escolar dos alunos. A biblioteca, anteriormente subutilizada, foi reativada por iniciativa do Supervisor e dos Pibidianos. A partir de suas observações, os bolsistas identificaram que o espaço não estava sendo utilizado para cumprir seu verdadeiro papel social, cultural e alfabetizador. Diante disso, foram desenvolvidas ações que buscavam transformar a biblioteca em um ambiente vivo, acolhedor e estimulante para os alunos. As principais atividades foram a contação de histórias, rodas de leitura e momentos de alfabetização individual. A contação de histórias despertou o interesse das crianças pela leitura, desenvolvendo a imaginação, a escuta e a compreensão oral. As rodas de leitura permitiram o compartilhamento de livros e experiências, promovendo a interação, o debate e o desenvolvimento do gosto pela leitura. Além disso, a alfabetização individual foi uma estratégia essencial para atender alunos que apresentavam maiores dificuldades no processo de leitura e escrita, oferecendo um acompanhamento mais próximo e personalizado. Neste relato de experiência, apresentamos como as ações desenvolvidas na biblioteca impactaram positivamente as crianças, resultando no aumento do número de leitores dentro da escola, estimulação de senso crítico, impulsionando a leitura e diminuindo a ociosidade das crianças em casa e no recreio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17269_TB8436_30102025221632.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA GÊICIANE CÂNDIDO VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "Gêiciane Vascon" "autor_email" => "geiciane.vasconcelos@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }