BULLYING NA ESCOLA: DESENVOLVIMENTO DE EMPATIA ENTRE ESTUDANTES COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125906 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2309 "inscrito_id" => 9229 "titulo" => "BULLYING NA ESCOLA: DESENVOLVIMENTO DE EMPATIA ENTRE ESTUDANTES COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO" "resumo" => "O objetivo deste projeto foi avaliar os efeitos de Oficinas para desenvolvimento de empatia junto a estudantes de escolas estaduais de Ensino Médio, com intuito de prevenção e enfrentamento do bullying no contexto escolar. Aplicou-se a 669 estudantes de nove escolas de uma cidade paulista de grande porte um questionário para caracterização sociodemográfica, a Escala de Violência Escolar (EVE) e o Inventário de Empatia (EI), como pré-teste. A aplicação foi presencial e monitorada coletivamente, com os instrumentos no google forms. Três escolas participaram da segunda etapa. As turmas do primeiro ao terceiro ano foram divididas entre grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Os alunos do GE passaram pelas Oficinas, organizadas em 4 encontros, de 1 hora cada, nos quais foram utilizadas estratégias como dinâmicas de grupos, jogos, debates e dramatizações. Foram abordados temas como relações interpessoais, sensibilização para o outro, assertividade na comunicação e ética. Destacaram-se temáticas de diversidade e inclusão, com propostas antirracistas, anticapacitistas, contra preconceitos, enfatizando a igualdade de gênero e direitos humanos. Aplicaram-se os instrumentos citados após as oficinas, como pós-teste. Considerou-se os resultados de 78 estudantes, que participaram tanto do pré quanto do pós-teste, sendo 20 do GE e 58 do GC. Confirmou-se estatisticamente a relação inversa entre empatia e agressão, ou seja, os alunos mais empáticos envolveram-se com menos situações de agressão. Evidenciou-se que os meninos apresentam menor empatia que as meninas e que estas, são mais vítimas dos casos de bullying. Não foi possível confirmar os efeitos da intervenção estatisticamente, o que pode ser atribuído à pequena amostra do GE ao final do estudo, dificultando o uso dos testes não-paramétricos. O conhecimento produzido por meio do projeto pode aprimorar intervenções a serem implementadas futuramente nestas e em outras escolas, de forma a melhorar o clima escolar, aumentar empatia e diminuir situações de bullying." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9229_TB2309_04112025111735.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MUGNAI VIEIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILA MUGNAI" "autor_email" => "camila.mugnai@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125906 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2309 "inscrito_id" => 9229 "titulo" => "BULLYING NA ESCOLA: DESENVOLVIMENTO DE EMPATIA ENTRE ESTUDANTES COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO" "resumo" => "O objetivo deste projeto foi avaliar os efeitos de Oficinas para desenvolvimento de empatia junto a estudantes de escolas estaduais de Ensino Médio, com intuito de prevenção e enfrentamento do bullying no contexto escolar. Aplicou-se a 669 estudantes de nove escolas de uma cidade paulista de grande porte um questionário para caracterização sociodemográfica, a Escala de Violência Escolar (EVE) e o Inventário de Empatia (EI), como pré-teste. A aplicação foi presencial e monitorada coletivamente, com os instrumentos no google forms. Três escolas participaram da segunda etapa. As turmas do primeiro ao terceiro ano foram divididas entre grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Os alunos do GE passaram pelas Oficinas, organizadas em 4 encontros, de 1 hora cada, nos quais foram utilizadas estratégias como dinâmicas de grupos, jogos, debates e dramatizações. Foram abordados temas como relações interpessoais, sensibilização para o outro, assertividade na comunicação e ética. Destacaram-se temáticas de diversidade e inclusão, com propostas antirracistas, anticapacitistas, contra preconceitos, enfatizando a igualdade de gênero e direitos humanos. Aplicaram-se os instrumentos citados após as oficinas, como pós-teste. Considerou-se os resultados de 78 estudantes, que participaram tanto do pré quanto do pós-teste, sendo 20 do GE e 58 do GC. Confirmou-se estatisticamente a relação inversa entre empatia e agressão, ou seja, os alunos mais empáticos envolveram-se com menos situações de agressão. Evidenciou-se que os meninos apresentam menor empatia que as meninas e que estas, são mais vítimas dos casos de bullying. Não foi possível confirmar os efeitos da intervenção estatisticamente, o que pode ser atribuído à pequena amostra do GE ao final do estudo, dificultando o uso dos testes não-paramétricos. O conhecimento produzido por meio do projeto pode aprimorar intervenções a serem implementadas futuramente nestas e em outras escolas, de forma a melhorar o clima escolar, aumentar empatia e diminuir situações de bullying." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9229_TB2309_04112025111735.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MUGNAI VIEIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILA MUGNAI" "autor_email" => "camila.mugnai@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }