PERFIL BOTÂNICO: JOGO DE CARTAS COMO ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS NO ENSINO MÉDIO"
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128203 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7860 "inscrito_id" => 12951 "titulo" => "PERFIL BOTÂNICO: JOGO DE CARTAS COMO ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS NO ENSINO MÉDIO"" "resumo" => "O ensino de Botânica apresenta dificuldades ao ser abordada em sala de aula, devido aos seus conteúdos teóricos e complexos, o que dificulta a assimilação por parte dos alunos, além de contribuir para a impercepção botânica- incapacidade de perceber e valorizar as plantas como organismos vivos pertecentes ao nosso meio social. Neste contexto, tornase necessário pensar em alternativas que minimizem essa problemática, visto que alguns termos, classificações, descontextualização e o modelo tradicional de ensino contribui para a falta de compreensão desse tema. Objetivou-se apresentar uma proposta de jogo de cartas intitulado “Perfil Botânico” para o ensino de Biologia, com intuito de facilitar o processo de compreensão dos principais conceitos relacionados aos grupos de gimnospermas e angiospermas. Aplicou-se com alunos do Ensino Médio de uma escola de rede estadual do município de Chapadinha-MA. Inicialmente, houve um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionário. Em seguida, implementou-se o jogo de cartas, que abordava os grupos botânicos e suas características morfológicas. O jogo, confeccionado com 30 cartas, continha, no verso de cada carta, cinco dicas referentes à resposta correta. Cada acerto valia 10 pontos e a dupla que acumulasse mais pontos era vencedora. O professor explicou as regras, dividiu os estudantes em duplas e acompanhou o desenvolvimento do jogo. Observou-se que os alunos conseguiram compreender as informações sobre o tema de forma lúdica e divertida. Posteriormente, foi aplicado um questionário para verificar a efetividade da atividade em relação à assimilação dos conteúdos. Os resultados apontaram aumento no interesse pelos conteúdos de Botânica, evidenciado pela grande participação e interação dos alunos. Assim, conclui-se que o uso de jogos pedagógicos no ensino de Biologia, especialmente em temas considerados de difícil assimilação, como a Botânica, representa uma intervenção estratégica, inovadora e produtiva, capaz de impulsionar o aprendizado no contexto escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12951_TB7860_10112025224909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ÉRIKA DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "Érika" "autor_email" => "maria.erika@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128203 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7860 "inscrito_id" => 12951 "titulo" => "PERFIL BOTÂNICO: JOGO DE CARTAS COMO ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS NO ENSINO MÉDIO"" "resumo" => "O ensino de Botânica apresenta dificuldades ao ser abordada em sala de aula, devido aos seus conteúdos teóricos e complexos, o que dificulta a assimilação por parte dos alunos, além de contribuir para a impercepção botânica- incapacidade de perceber e valorizar as plantas como organismos vivos pertecentes ao nosso meio social. Neste contexto, tornase necessário pensar em alternativas que minimizem essa problemática, visto que alguns termos, classificações, descontextualização e o modelo tradicional de ensino contribui para a falta de compreensão desse tema. Objetivou-se apresentar uma proposta de jogo de cartas intitulado “Perfil Botânico” para o ensino de Biologia, com intuito de facilitar o processo de compreensão dos principais conceitos relacionados aos grupos de gimnospermas e angiospermas. Aplicou-se com alunos do Ensino Médio de uma escola de rede estadual do município de Chapadinha-MA. Inicialmente, houve um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de questionário. Em seguida, implementou-se o jogo de cartas, que abordava os grupos botânicos e suas características morfológicas. O jogo, confeccionado com 30 cartas, continha, no verso de cada carta, cinco dicas referentes à resposta correta. Cada acerto valia 10 pontos e a dupla que acumulasse mais pontos era vencedora. O professor explicou as regras, dividiu os estudantes em duplas e acompanhou o desenvolvimento do jogo. Observou-se que os alunos conseguiram compreender as informações sobre o tema de forma lúdica e divertida. Posteriormente, foi aplicado um questionário para verificar a efetividade da atividade em relação à assimilação dos conteúdos. Os resultados apontaram aumento no interesse pelos conteúdos de Botânica, evidenciado pela grande participação e interação dos alunos. Assim, conclui-se que o uso de jogos pedagógicos no ensino de Biologia, especialmente em temas considerados de difícil assimilação, como a Botânica, representa uma intervenção estratégica, inovadora e produtiva, capaz de impulsionar o aprendizado no contexto escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12951_TB7860_10112025224909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ÉRIKA DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "Érika" "autor_email" => "maria.erika@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }