NARRATIVAS DE IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DECOLONIAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128376 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8253 "inscrito_id" => 18263 "titulo" => "NARRATIVAS DE IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DECOLONIAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "Este estudo investiga como Literatura, sob uma perspectiva decolonial, pode contribuir para a desconstrução de relações de poder historicamente estabelecidas, promovendo uma educação antirracista, valorizando os saberes indígenas. A pesquisa se fundamenta nos conceitos de decolonialidade de Aníbal Quijano (2005), que critica a epistemologia eurocêntrica, e dialoga com as orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) e com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas brasileiras. No campo da leitura, a pesquisa recorre aos estudos de Regina Zilberman (2007), que discute o papel da literatura na construção da identidade e da memória coletiva, e utiliza como suporte para a literatura indígena as obras de Krenak (2020) e Munduruku (2004), que oferecem uma perspectiva crítica e filosófica sobre a cultura e o conhecimento dos povos originários. A metodologia adotada foi qualitativa, por meio da realização de oficinas de leitura e escrita desenvolvidas no Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), no Itinerário Leitura e Escrita de Mundo, na escola do distrito de São José do Mucambo, município de Esplanada, na rede pública baiana. As oficinas foram planejadas para três momentos complementares: acolhimento pedagógico com os estudantes, leitura e produção textual com base em obras literárias indígenas, enfocando a produção de sentidos críticos e o resgate de memórias ancestrais, e revisão textual feita pelos próprios estudantes usando a Inteligência Artificial generativa (IA). Os resultados apontam que as oficinas permitiram aos alunos interagir com diferentes narrativas, promovendo a construção de uma consciência crítica diante do ofuscamento que permeia a ancestralidade étnico-racial. Além disso, favoreceram a escuta, o diálogo e a valorização da diversidade cultural, mostrando que a leitura é um instrumento político e pedagógico na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e antirracista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18263_TB8253_10112025182102.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA NORBERTA DOS SANTOS AMARAL" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA Norbert" "autor_email" => "nonoamaral69@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128376 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8253 "inscrito_id" => 18263 "titulo" => "NARRATIVAS DE IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DECOLONIAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "Este estudo investiga como Literatura, sob uma perspectiva decolonial, pode contribuir para a desconstrução de relações de poder historicamente estabelecidas, promovendo uma educação antirracista, valorizando os saberes indígenas. A pesquisa se fundamenta nos conceitos de decolonialidade de Aníbal Quijano (2005), que critica a epistemologia eurocêntrica, e dialoga com as orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) e com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas brasileiras. No campo da leitura, a pesquisa recorre aos estudos de Regina Zilberman (2007), que discute o papel da literatura na construção da identidade e da memória coletiva, e utiliza como suporte para a literatura indígena as obras de Krenak (2020) e Munduruku (2004), que oferecem uma perspectiva crítica e filosófica sobre a cultura e o conhecimento dos povos originários. A metodologia adotada foi qualitativa, por meio da realização de oficinas de leitura e escrita desenvolvidas no Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), no Itinerário Leitura e Escrita de Mundo, na escola do distrito de São José do Mucambo, município de Esplanada, na rede pública baiana. As oficinas foram planejadas para três momentos complementares: acolhimento pedagógico com os estudantes, leitura e produção textual com base em obras literárias indígenas, enfocando a produção de sentidos críticos e o resgate de memórias ancestrais, e revisão textual feita pelos próprios estudantes usando a Inteligência Artificial generativa (IA). Os resultados apontam que as oficinas permitiram aos alunos interagir com diferentes narrativas, promovendo a construção de uma consciência crítica diante do ofuscamento que permeia a ancestralidade étnico-racial. Além disso, favoreceram a escuta, o diálogo e a valorização da diversidade cultural, mostrando que a leitura é um instrumento político e pedagógico na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e antirracista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18263_TB8253_10112025182102.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA NORBERTA DOS SANTOS AMARAL" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA Norbert" "autor_email" => "nonoamaral69@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }