Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DIALÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho relata as atividades desenvolvidas na disciplina de Filosofia no Ensino Fundamental, como parte dos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas e Licenciatura em Filosofia da UFABC. Tais atividades foram implementadas na Escola Municipal Florestan Fernandes, situada em São Bernardo do Campo, SP. O referencial teórico-metodológico baseou-se em "Por uma Pedagogia da Pergunta", de Paulo Freire e Antonio Faundez (2013), além de "Filosofia para Crianças" de Matthew Lipman, abordado por Marcos Lorieri. As ações centraram-se na pedagogia da pergunta e na criação de comunidades de investigação, valorizando o questionamento e o pensamento crítico. A metodologia incluiu planejamento e execução de intervenções didáticas com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, utilizando um conto filosófico, criado a partir da filosofia de Ana Primavesi, e atividades artísticas como disparadores para reflexões sobre filosofia, agroecologia e o conceito de "ubuntu". Os principais resultados indicaram o engajamento dos estudantes, o desenvolvimento da autonomia intelectual e a superação da resistência inicial à leitura e aos diálogos filosóficos. Destacam-se como desafios a necessidade de formação docente específica e o rompimento com práticas educacionais tradicionais. Conclui-se que o ensino de filosofia pode contribuir significativamente para a formação de indivíduos críticos e criativos, desde que desenvolvido de forma dialógica e respeitando a singularidade da infância.

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