Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE CRIANÇAS ATÍPICAS E A AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse texto trata da estimulação cognitiva precoce de crianças atípicas e a intervenção psicopedagógica nessa ação . É consenso que as crianças atípicas necessitam de intervenções multidisciplinares precoces, para que tenham maior possibilidade de desenvolvimento. Na Clínica Escola de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba já desenvolvemos essas ações junto a crianças pequenas com Síndrome de Down, Microcefalia e Paralisia Cerebral. No tocante às crianças neurodivergentes, apesar de já termos esse tipo de atendimento há muitos anos, desde a nossa fundação em 2016, esse trabalho não se dava de forma precoce, em função dos atrasos nos diagnósticos dessas crianças neuro atípicas. Portanto, o objetivo desse estudo é analisar as possibilidades da intervenção precoce em crianças pequenas no contexto da psicopedagogia. Esperamos com esse estudo verificar as possibilidades de ação efetiva de psicopedagogos nesse sentido.

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