Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ARTICULADO AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127267
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5516
    "inscrito_id" => 11753
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ARTICULADO AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS"
    "resumo" => "A era da informação consolidou a necessidade do uso consciente das tecnologias da informação e comunicação. Cada vez mais a sociedade atual requer que os sujeitos desenvolvam habilidades relacionadas ao uso das mais diversas ferramentas tecnológicas. Os avanços tecnológicos colocam em pauta a questão de como utilizar esses recursos de forma ética, consciente e reflexiva. Diante desse cenário, este trabalho objetiva relatar a experiência relacionada ao uso de alguns recursos tecnológicos no âmbito escolar, dentre eles: Canva e E-mail, desenvolvida nas turmas de 8° e 9° anos do ensino fundamental anos finais, no componente curricular Língua Portuguesa, conforme preconizado nas dez competências gerais da BNCC, em uma escola pública localizada na zona rural do estado da Paraíba. O uso de tais aparatos tecnológicos possibilitou aos educandos conhecerem tais ferramentas, identificando formas de utilizá-las no cotidiano, articulando-as à produção de gêneros textuais. Para discutir sobre essa realidade, esse estudo é respaldado a partir das contribuições teóricas de Freire (2020), Rojo e Moura (2012), Moran (2013), dentre outros. Desse modo, a partir dessa prática pedagógica foi possível identificar que alguns estudantes ainda não sabem ou apresentaram dificuldades em usar os recursos comunicativos. Assim, a partir dessa realidade percebemos a importância da escola no desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas de educação tecnológica e midiática que contribuam significativamente com a formação cidadã dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11753_TB5516_30102025180716.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAIANE DE SOUSA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "TAIANE"
    "autor_email" => "taianesousasr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127267
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5516
    "inscrito_id" => 11753
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ARTICULADO AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS"
    "resumo" => "A era da informação consolidou a necessidade do uso consciente das tecnologias da informação e comunicação. Cada vez mais a sociedade atual requer que os sujeitos desenvolvam habilidades relacionadas ao uso das mais diversas ferramentas tecnológicas. Os avanços tecnológicos colocam em pauta a questão de como utilizar esses recursos de forma ética, consciente e reflexiva. Diante desse cenário, este trabalho objetiva relatar a experiência relacionada ao uso de alguns recursos tecnológicos no âmbito escolar, dentre eles: Canva e E-mail, desenvolvida nas turmas de 8° e 9° anos do ensino fundamental anos finais, no componente curricular Língua Portuguesa, conforme preconizado nas dez competências gerais da BNCC, em uma escola pública localizada na zona rural do estado da Paraíba. O uso de tais aparatos tecnológicos possibilitou aos educandos conhecerem tais ferramentas, identificando formas de utilizá-las no cotidiano, articulando-as à produção de gêneros textuais. Para discutir sobre essa realidade, esse estudo é respaldado a partir das contribuições teóricas de Freire (2020), Rojo e Moura (2012), Moran (2013), dentre outros. Desse modo, a partir dessa prática pedagógica foi possível identificar que alguns estudantes ainda não sabem ou apresentaram dificuldades em usar os recursos comunicativos. Assim, a partir dessa realidade percebemos a importância da escola no desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas de educação tecnológica e midiática que contribuam significativamente com a formação cidadã dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11753_TB5516_30102025180716.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAIANE DE SOUSA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "TAIANE"
    "autor_email" => "taianesousasr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A era da informação consolidou a necessidade do uso consciente das tecnologias da informação e comunicação. Cada vez mais a sociedade atual requer que os sujeitos desenvolvam habilidades relacionadas ao uso das mais diversas ferramentas tecnológicas. Os avanços tecnológicos colocam em pauta a questão de como utilizar esses recursos de forma ética, consciente e reflexiva. Diante desse cenário, este trabalho objetiva relatar a experiência relacionada ao uso de alguns recursos tecnológicos no âmbito escolar, dentre eles: Canva e E-mail, desenvolvida nas turmas de 8° e 9° anos do ensino fundamental anos finais, no componente curricular Língua Portuguesa, conforme preconizado nas dez competências gerais da BNCC, em uma escola pública localizada na zona rural do estado da Paraíba. O uso de tais aparatos tecnológicos possibilitou aos educandos conhecerem tais ferramentas, identificando formas de utilizá-las no cotidiano, articulando-as à produção de gêneros textuais. Para discutir sobre essa realidade, esse estudo é respaldado a partir das contribuições teóricas de Freire (2020), Rojo e Moura (2012), Moran (2013), dentre outros. Desse modo, a partir dessa prática pedagógica foi possível identificar que alguns estudantes ainda não sabem ou apresentaram dificuldades em usar os recursos comunicativos. Assim, a partir dessa realidade percebemos a importância da escola no desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas de educação tecnológica e midiática que contribuam significativamente com a formação cidadã dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.