CINEMA E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DO EMPREGO DO DOCUMENTÁRIO EM BUSCA DO BEM VIVER NO ENSINO DE HISTÓRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127900 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6886 "inscrito_id" => 15117 "titulo" => "CINEMA E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DO EMPREGO DO DOCUMENTÁRIO EM BUSCA DO BEM VIVER NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "A Lei n.º 14006/2014, conhecida como “lei do cinema”, obriga as escolas públicas e privadas do Brasil a terem, no mínimo, a exibição de duas horas de sessões de cinema em sala de aula. No entanto, para haver a efetiva aplicação dessa política em sala de aula, é imprescindível que o(a) professor(a) tenha recursos pedagógicos alternativos/complementares ao livro didático que instrumentalizem e forneçam possibilidades teórico-metodológicas para a adoção do cinema na escola. Sendo assim, a presente comunicação intenta refletir e apontar caminhos para o emprego do cinema nas aulas de História. Para tanto, adotar-se-á o documentário Em Busca do Bem Viver (2017) do cineasta maranhense Murilo Santos, como produção fílmica privilegiada para debater temas como: ensino de História, luta pela terra, conflitos socioambientais e a História Ambiental. A película representa um balanço da questão agrária estadual na época da posse do governador Flávio Dino. Buscamos, parafraseando Marc Ferro, proporcionar uma contra-análise da educação, ao promover atividades que incentivam a discussão de sujeitos e objetos outrora negligenciados pela historiografia: os homens e mulheres do campo. Apresentar-se-á um guia de análise fílmica para o documentário em questão, como sugestão de percurso teórico-metodológico. Assim, o guia conta com uma ficha técnica da obra (duração, distribuição, suporte, direção, gênero, etc.), uma breve sinopse, assim como discussão sobre representação na história, Cinema-História e fonte histórico e por fim questões reflexivas sobre o filme com o intuito de suscitar o debate sobre o documentário. Entendemos, portanto, que o cinema, como aponta Ferreira (2014), dialoga diretamente com a História Pública, tendo em vista que as produções fílmicas, a seu modo, exercem um papel importante na divulgação da História, mesmo que em bases não historiográficas. A sala de aula é, pois, um lócus privilegiado para tecer diálogos entre o saber acadêmico e o saber escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15117_TB6886_10112025223323.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLITON FERNANDO PEREIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "WELLITON SOARES" "autor_email" => "swelliton109@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127900 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6886 "inscrito_id" => 15117 "titulo" => "CINEMA E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DO EMPREGO DO DOCUMENTÁRIO EM BUSCA DO BEM VIVER NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "A Lei n.º 14006/2014, conhecida como “lei do cinema”, obriga as escolas públicas e privadas do Brasil a terem, no mínimo, a exibição de duas horas de sessões de cinema em sala de aula. No entanto, para haver a efetiva aplicação dessa política em sala de aula, é imprescindível que o(a) professor(a) tenha recursos pedagógicos alternativos/complementares ao livro didático que instrumentalizem e forneçam possibilidades teórico-metodológicas para a adoção do cinema na escola. Sendo assim, a presente comunicação intenta refletir e apontar caminhos para o emprego do cinema nas aulas de História. Para tanto, adotar-se-á o documentário Em Busca do Bem Viver (2017) do cineasta maranhense Murilo Santos, como produção fílmica privilegiada para debater temas como: ensino de História, luta pela terra, conflitos socioambientais e a História Ambiental. A película representa um balanço da questão agrária estadual na época da posse do governador Flávio Dino. Buscamos, parafraseando Marc Ferro, proporcionar uma contra-análise da educação, ao promover atividades que incentivam a discussão de sujeitos e objetos outrora negligenciados pela historiografia: os homens e mulheres do campo. Apresentar-se-á um guia de análise fílmica para o documentário em questão, como sugestão de percurso teórico-metodológico. Assim, o guia conta com uma ficha técnica da obra (duração, distribuição, suporte, direção, gênero, etc.), uma breve sinopse, assim como discussão sobre representação na história, Cinema-História e fonte histórico e por fim questões reflexivas sobre o filme com o intuito de suscitar o debate sobre o documentário. Entendemos, portanto, que o cinema, como aponta Ferreira (2014), dialoga diretamente com a História Pública, tendo em vista que as produções fílmicas, a seu modo, exercem um papel importante na divulgação da História, mesmo que em bases não historiográficas. A sala de aula é, pois, um lócus privilegiado para tecer diálogos entre o saber acadêmico e o saber escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15117_TB6886_10112025223323.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLITON FERNANDO PEREIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "WELLITON SOARES" "autor_email" => "swelliton109@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }