EDUCAR COM TECNOLOGIAS: PRÁTICAS E REFLEXÕES DE UM ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128210 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7877 "inscrito_id" => 6054 "titulo" => "EDUCAR COM TECNOLOGIAS: PRÁTICAS E REFLEXÕES DE UM ESTÁGIO DE DOCÊNCIA" "resumo" => "O estágio é uma etapa essencial na formação docente, na medida em que permite articular saberes teóricos construídos ao longo do percurso acadêmico com as práticas vivenciadas. Este trabalho tem como objetivo analisar a experiência do estágio de docência realizado em nível de mestrado, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A metodologia adotada fundamenta-se na abordagem qualitativa através de uma pesquisa participante, que pressupõe o envolvimento ativo do pesquisador no contexto investigado, promovendo a construção coletiva e reflexiva do conhecimento (Brandão, 2011; Mattar; Ramos, 2021). A prática de estágio ocorreu de maneira integrada às atividades propostas pela disciplina de Educação e Tecnologias ofertada pelo curso de Licenciatura em Pedagogia da respectiva universidade, abrangendo a atuação em sala de aula, atividades extracurriculares e regência de conteúdos, pautando-se na observação participativa, análise do plano de ensino, condução de aulas e colaboração no projeto de extensão com foco na estratégia do pensamento computacional desplugado, direcionado a idosos atendidos por unidades do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. Dessa forma, compreende o estágio como um espaço formativo fundamental para a construção da identidade docente no ensino superior, ao compreender o estágio não apenas como uma prática, mas como um momento de reflexão e formação da identidade profissional (Pimenta, 2004). Diante disso, considera-se que o estágio de docência oportunizado pela pós-graduação (stricto sensu) apresenta-se como uma experiência enriquecedora, além de possibilitar ao estudante tornar-se sujeito do próprio processo de aprendizagem exercitando a práxis pedagógica em sua dimensão ética, política e transformadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6054_TB7877_30102025223700.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA LAIS KATUSKI DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCELA KATUSKI" "autor_email" => "marcelakatuski26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128210 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7877 "inscrito_id" => 6054 "titulo" => "EDUCAR COM TECNOLOGIAS: PRÁTICAS E REFLEXÕES DE UM ESTÁGIO DE DOCÊNCIA" "resumo" => "O estágio é uma etapa essencial na formação docente, na medida em que permite articular saberes teóricos construídos ao longo do percurso acadêmico com as práticas vivenciadas. Este trabalho tem como objetivo analisar a experiência do estágio de docência realizado em nível de mestrado, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A metodologia adotada fundamenta-se na abordagem qualitativa através de uma pesquisa participante, que pressupõe o envolvimento ativo do pesquisador no contexto investigado, promovendo a construção coletiva e reflexiva do conhecimento (Brandão, 2011; Mattar; Ramos, 2021). A prática de estágio ocorreu de maneira integrada às atividades propostas pela disciplina de Educação e Tecnologias ofertada pelo curso de Licenciatura em Pedagogia da respectiva universidade, abrangendo a atuação em sala de aula, atividades extracurriculares e regência de conteúdos, pautando-se na observação participativa, análise do plano de ensino, condução de aulas e colaboração no projeto de extensão com foco na estratégia do pensamento computacional desplugado, direcionado a idosos atendidos por unidades do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. Dessa forma, compreende o estágio como um espaço formativo fundamental para a construção da identidade docente no ensino superior, ao compreender o estágio não apenas como uma prática, mas como um momento de reflexão e formação da identidade profissional (Pimenta, 2004). Diante disso, considera-se que o estágio de docência oportunizado pela pós-graduação (stricto sensu) apresenta-se como uma experiência enriquecedora, além de possibilitar ao estudante tornar-se sujeito do próprio processo de aprendizagem exercitando a práxis pedagógica em sua dimensão ética, política e transformadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6054_TB7877_30102025223700.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA LAIS KATUSKI DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCELA KATUSKI" "autor_email" => "marcelakatuski26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }