ARRAIÁ MATEMÁTICO: O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127059 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5066 "inscrito_id" => 12457 "titulo" => "ARRAIÁ MATEMÁTICO: O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Apesar de sua importância prática e essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, a matemática frequentemente é vista como uma das disciplinas mais desafiadoras no ambiente escolar, o que reflete em altos índices de reprovação e em uma cultura de crenças limitantes e preconceitos que cercam o ensino e a aprendizagem desse componente curricular. Nesse sentido, se faz necessário promover modelos de ensino que valorizem a diversidade de talentos e condições de aprendizagem. A partir dessa necessidade, foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental (3° ano) o projeto intitulado “Arraiá Matemático”, denominação alusiva ao período junino e às festas de São João. Assim, por meio de diversas etapas, foram elaboradas propostas pedagógicas com base nos conteúdos curriculares trabalhados durante o semestre letivo, associadas a essa festividade popular celebrada durante todo o mês de junho no Nordeste. Foram desenvolvidas diversas atividades como: Criação de paródia, boliche dos sólidos geométricos, pescaria, quebra-cabeça junino, resolução de situações-problema de compra e venda de comidas típicas e bingo com operações matemáticas. A utilização dessas atividades com recursos concretos e com potencial lúdico possibilitou, através da discussão e reflexão de conceitos matemáticos, um olhar de prazer a respeito dessa disciplina, promovendo motivação e o gosto dos alunos para aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12457_TB5066_28102025214805.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ANDERSON FERREIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "Anderson" "autor_email" => "frncsclima18@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ (ESTÁCIO FIC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127059 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5066 "inscrito_id" => 12457 "titulo" => "ARRAIÁ MATEMÁTICO: O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Apesar de sua importância prática e essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, a matemática frequentemente é vista como uma das disciplinas mais desafiadoras no ambiente escolar, o que reflete em altos índices de reprovação e em uma cultura de crenças limitantes e preconceitos que cercam o ensino e a aprendizagem desse componente curricular. Nesse sentido, se faz necessário promover modelos de ensino que valorizem a diversidade de talentos e condições de aprendizagem. A partir dessa necessidade, foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental (3° ano) o projeto intitulado “Arraiá Matemático”, denominação alusiva ao período junino e às festas de São João. Assim, por meio de diversas etapas, foram elaboradas propostas pedagógicas com base nos conteúdos curriculares trabalhados durante o semestre letivo, associadas a essa festividade popular celebrada durante todo o mês de junho no Nordeste. Foram desenvolvidas diversas atividades como: Criação de paródia, boliche dos sólidos geométricos, pescaria, quebra-cabeça junino, resolução de situações-problema de compra e venda de comidas típicas e bingo com operações matemáticas. A utilização dessas atividades com recursos concretos e com potencial lúdico possibilitou, através da discussão e reflexão de conceitos matemáticos, um olhar de prazer a respeito dessa disciplina, promovendo motivação e o gosto dos alunos para aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12457_TB5066_28102025214805.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ANDERSON FERREIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "Anderson" "autor_email" => "frncsclima18@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ (ESTÁCIO FIC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }