Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM TRIPÉ DE APRENDIZADOS - FORMAÇÃO DOCENTE, MATERNIDADE ATÍPICA E DIAGNÓSTICO ADULTO DE TEA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128208
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7875
    "inscrito_id" => 16516
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM TRIPÉ DE APRENDIZADOS - FORMAÇÃO DOCENTE, MATERNIDADE ATÍPICA E DIAGNÓSTICO ADULTO DE TEA."
    "resumo" => "Este relato de experiência pessoal explora a complexa interação entre três eixos centrais na vida da autora: a formação docente, a maternidade atípica de um filho, e o seu próprio diagnóstico tardio de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na vida adulta. A narrativa tece os aprendizados e desafios decorrentes dessa tríade de experiências. A análise da formação docente ancora-se em Schön (1983) e sua ênfase na reflexão sobre a prática, e em Tardif (2002), com a valorização dos saberes docentes. A vivência da maternidade atípica é compreendida à luz de estudos sobre resiliência parental (e.g., Walsh, 2003) e o impacto na dinâmica familiar. O diagnóstico adulto de TEA é referenciado por trabalhos que abordam a neurodiversidade e a compreensão tardia do autismo (e.g., Silberman, 2015). O relato revela como a formação docente ofereceu ferramentas para observar e compreender as particularidades do desenvolvimento, habilidades cruciais na jornada da maternidade atípica. O diagnóstico tardio de TEA na própria autora retroativamente lança nova luz sobre suas experiências na formação e na maternidade, promovendo uma autoconsciência mais profunda e uma ressignificação de suas interações e desafios. A experiência da maternidade atípica, por sua vez, intensificou a busca por conhecimento e estratégias pedagógicas inclusivas, que se mostraram relevantes também para a compreensão de suas próprias características autísticas. Em suma, este relato demonstra como a formação docente, a maternidade atípica e o diagnóstico adulto de TEA se entrelaçaram, gerando um aprendizado multifacetado. A reflexão sobre a prática (Schön, 1983), a resiliência (Walsh, 2003) e a compreensão da neurodiversidade (Silberman, 2015) emergem como elementos chave nessa jornada de autoconhecimento e transformação na prática pedagógica e na vida pessoal da autora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16516_TB7875_17102025221012.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA DE SOUZA LAGES MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "Andreza Lages"
    "autor_email" => "andreza.lages@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128208
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7875
    "inscrito_id" => 16516
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM TRIPÉ DE APRENDIZADOS - FORMAÇÃO DOCENTE, MATERNIDADE ATÍPICA E DIAGNÓSTICO ADULTO DE TEA."
    "resumo" => "Este relato de experiência pessoal explora a complexa interação entre três eixos centrais na vida da autora: a formação docente, a maternidade atípica de um filho, e o seu próprio diagnóstico tardio de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na vida adulta. A narrativa tece os aprendizados e desafios decorrentes dessa tríade de experiências. A análise da formação docente ancora-se em Schön (1983) e sua ênfase na reflexão sobre a prática, e em Tardif (2002), com a valorização dos saberes docentes. A vivência da maternidade atípica é compreendida à luz de estudos sobre resiliência parental (e.g., Walsh, 2003) e o impacto na dinâmica familiar. O diagnóstico adulto de TEA é referenciado por trabalhos que abordam a neurodiversidade e a compreensão tardia do autismo (e.g., Silberman, 2015). O relato revela como a formação docente ofereceu ferramentas para observar e compreender as particularidades do desenvolvimento, habilidades cruciais na jornada da maternidade atípica. O diagnóstico tardio de TEA na própria autora retroativamente lança nova luz sobre suas experiências na formação e na maternidade, promovendo uma autoconsciência mais profunda e uma ressignificação de suas interações e desafios. A experiência da maternidade atípica, por sua vez, intensificou a busca por conhecimento e estratégias pedagógicas inclusivas, que se mostraram relevantes também para a compreensão de suas próprias características autísticas. Em suma, este relato demonstra como a formação docente, a maternidade atípica e o diagnóstico adulto de TEA se entrelaçaram, gerando um aprendizado multifacetado. A reflexão sobre a prática (Schön, 1983), a resiliência (Walsh, 2003) e a compreensão da neurodiversidade (Silberman, 2015) emergem como elementos chave nessa jornada de autoconhecimento e transformação na prática pedagógica e na vida pessoal da autora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16516_TB7875_17102025221012.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA DE SOUZA LAGES MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "Andreza Lages"
    "autor_email" => "andreza.lages@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência pessoal explora a complexa interação entre três eixos centrais na vida da autora: a formação docente, a maternidade atípica de um filho, e o seu próprio diagnóstico tardio de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na vida adulta. A narrativa tece os aprendizados e desafios decorrentes dessa tríade de experiências. A análise da formação docente ancora-se em Schön (1983) e sua ênfase na reflexão sobre a prática, e em Tardif (2002), com a valorização dos saberes docentes. A vivência da maternidade atípica é compreendida à luz de estudos sobre resiliência parental (e.g., Walsh, 2003) e o impacto na dinâmica familiar. O diagnóstico adulto de TEA é referenciado por trabalhos que abordam a neurodiversidade e a compreensão tardia do autismo (e.g., Silberman, 2015). O relato revela como a formação docente ofereceu ferramentas para observar e compreender as particularidades do desenvolvimento, habilidades cruciais na jornada da maternidade atípica. O diagnóstico tardio de TEA na própria autora retroativamente lança nova luz sobre suas experiências na formação e na maternidade, promovendo uma autoconsciência mais profunda e uma ressignificação de suas interações e desafios. A experiência da maternidade atípica, por sua vez, intensificou a busca por conhecimento e estratégias pedagógicas inclusivas, que se mostraram relevantes também para a compreensão de suas próprias características autísticas. Em suma, este relato demonstra como a formação docente, a maternidade atípica e o diagnóstico adulto de TEA se entrelaçaram, gerando um aprendizado multifacetado. A reflexão sobre a prática (Schön, 1983), a resiliência (Walsh, 2003) e a compreensão da neurodiversidade (Silberman, 2015) emergem como elementos chave nessa jornada de autoconhecimento e transformação na prática pedagógica e na vida pessoal da autora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.