A IMPORTÂNCIA DAS BIBLIOTECAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128191 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7806 "inscrito_id" => 9294 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS BIBLIOTECAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é apresentar a importância do espaço da biblioteca para o desenvolvimento do letramento literário dos estudantes. Faz-se relevante citar que a biblioteca é muito mais que um espaço de estoque de livros, deve ser um espaço de emancipação leitora, política e social como extensão da sala de aula. Desse modo, vemos a realidade nacional representada pelo Censo Escolar, responsável por mostrar a realidade da infraestrutura dos estabelecimentos de ensino, mostrando que 61% das escolas do país não têm uma biblioteca, ou seja, um espaço dedicado ao estudo e à aquisição da leitura e por consequência do letramento literário. Sobre o aprofundamento metodológico desenvolvido neste estudo, foi realizado com base em Prodanov e Freitas (2013) , configurando como pesquisa básica, pois corresponde de novos conhecimentos não contendo a aplicação de uma prática que a envolva; com relação aos objetivos é descritiva, pois há o registo de dados sem interferir-lo; tendo em vista os procedimentos técnicos a realização de uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, artigos e dissertações sobre o tema abordado. Entre os autores que referenciarão a pesquisa, cita-se Milanesi (2013), Zilberman (2012), Vieira e Fernandes (2010), entre outros. Ademais, trata-se de pesquisa qualiquantitativa, pois há a utilização de dados oficiais e a suas interpretações. Diante do exposto, temos como resultado que a biblioteca é um lugar de grande importância para aquisição do conhecimento leitor, literário e social, além de ressaltar que nas escolas em que não existem bibliotecas há um maior índice de dificuldade leitora. Por fim, ressalta-se a necessidade de bibliotecas para a ampliação da educação com um ensino de qualidade e pautado na equidade de acesso e oportunidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9294_TB7806_14102025100854.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGO PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IGO" "autor_email" => "igop162@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128191 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7806 "inscrito_id" => 9294 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS BIBLIOTECAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é apresentar a importância do espaço da biblioteca para o desenvolvimento do letramento literário dos estudantes. Faz-se relevante citar que a biblioteca é muito mais que um espaço de estoque de livros, deve ser um espaço de emancipação leitora, política e social como extensão da sala de aula. Desse modo, vemos a realidade nacional representada pelo Censo Escolar, responsável por mostrar a realidade da infraestrutura dos estabelecimentos de ensino, mostrando que 61% das escolas do país não têm uma biblioteca, ou seja, um espaço dedicado ao estudo e à aquisição da leitura e por consequência do letramento literário. Sobre o aprofundamento metodológico desenvolvido neste estudo, foi realizado com base em Prodanov e Freitas (2013) , configurando como pesquisa básica, pois corresponde de novos conhecimentos não contendo a aplicação de uma prática que a envolva; com relação aos objetivos é descritiva, pois há o registo de dados sem interferir-lo; tendo em vista os procedimentos técnicos a realização de uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, artigos e dissertações sobre o tema abordado. Entre os autores que referenciarão a pesquisa, cita-se Milanesi (2013), Zilberman (2012), Vieira e Fernandes (2010), entre outros. Ademais, trata-se de pesquisa qualiquantitativa, pois há a utilização de dados oficiais e a suas interpretações. Diante do exposto, temos como resultado que a biblioteca é um lugar de grande importância para aquisição do conhecimento leitor, literário e social, além de ressaltar que nas escolas em que não existem bibliotecas há um maior índice de dificuldade leitora. Por fim, ressalta-se a necessidade de bibliotecas para a ampliação da educação com um ensino de qualidade e pautado na equidade de acesso e oportunidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9294_TB7806_14102025100854.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGO PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IGO" "autor_email" => "igop162@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }