Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS BIBLIOTECAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128191
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7806
    "inscrito_id" => 9294
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS BIBLIOTECAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é apresentar a importância do espaço da biblioteca para o desenvolvimento do letramento literário dos estudantes. Faz-se relevante citar que a biblioteca é muito mais que um espaço de estoque de livros, deve ser um espaço de emancipação leitora, política e social como extensão da sala de aula. Desse modo, vemos a realidade nacional representada pelo Censo Escolar, responsável por mostrar a realidade da infraestrutura dos estabelecimentos de ensino, mostrando que 61% das escolas do país não têm uma biblioteca, ou seja, um espaço dedicado ao estudo e à aquisição da leitura e por consequência do letramento literário. Sobre o aprofundamento metodológico desenvolvido neste estudo, foi realizado com base em Prodanov e Freitas (2013) , configurando como pesquisa básica, pois corresponde de novos conhecimentos não contendo a aplicação de uma prática que a envolva; com relação aos objetivos é descritiva, pois há o registo de dados sem interferir-lo; tendo em vista os procedimentos técnicos a realização de uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, artigos e dissertações sobre o tema abordado. Entre os autores que referenciarão a pesquisa, cita-se Milanesi (2013), Zilberman (2012), Vieira e Fernandes (2010), entre outros. Ademais, trata-se de pesquisa qualiquantitativa, pois há a utilização de dados oficiais e a suas interpretações. Diante do exposto, temos como resultado que a biblioteca é um lugar de grande importância para aquisição do conhecimento leitor, literário e social, além de ressaltar que nas escolas em que não existem bibliotecas há um maior índice de dificuldade leitora. Por fim, ressalta-se a necessidade de bibliotecas para a ampliação da educação com um ensino de qualidade e pautado na equidade de acesso e oportunidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9294_TB7806_14102025100854.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGO PEREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IGO"
    "autor_email" => "igop162@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128191
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7806
    "inscrito_id" => 9294
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS BIBLIOTECAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é apresentar a importância do espaço da biblioteca para o desenvolvimento do letramento literário dos estudantes. Faz-se relevante citar que a biblioteca é muito mais que um espaço de estoque de livros, deve ser um espaço de emancipação leitora, política e social como extensão da sala de aula. Desse modo, vemos a realidade nacional representada pelo Censo Escolar, responsável por mostrar a realidade da infraestrutura dos estabelecimentos de ensino, mostrando que 61% das escolas do país não têm uma biblioteca, ou seja, um espaço dedicado ao estudo e à aquisição da leitura e por consequência do letramento literário. Sobre o aprofundamento metodológico desenvolvido neste estudo, foi realizado com base em Prodanov e Freitas (2013) , configurando como pesquisa básica, pois corresponde de novos conhecimentos não contendo a aplicação de uma prática que a envolva; com relação aos objetivos é descritiva, pois há o registo de dados sem interferir-lo; tendo em vista os procedimentos técnicos a realização de uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, artigos e dissertações sobre o tema abordado. Entre os autores que referenciarão a pesquisa, cita-se Milanesi (2013), Zilberman (2012), Vieira e Fernandes (2010), entre outros. Ademais, trata-se de pesquisa qualiquantitativa, pois há a utilização de dados oficiais e a suas interpretações. Diante do exposto, temos como resultado que a biblioteca é um lugar de grande importância para aquisição do conhecimento leitor, literário e social, além de ressaltar que nas escolas em que não existem bibliotecas há um maior índice de dificuldade leitora. Por fim, ressalta-se a necessidade de bibliotecas para a ampliação da educação com um ensino de qualidade e pautado na equidade de acesso e oportunidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9294_TB7806_14102025100854.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGO PEREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IGO"
    "autor_email" => "igop162@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar a importância do espaço da biblioteca para o desenvolvimento do letramento literário dos estudantes. Faz-se relevante citar que a biblioteca é muito mais que um espaço de estoque de livros, deve ser um espaço de emancipação leitora, política e social como extensão da sala de aula. Desse modo, vemos a realidade nacional representada pelo Censo Escolar, responsável por mostrar a realidade da infraestrutura dos estabelecimentos de ensino, mostrando que 61% das escolas do país não têm uma biblioteca, ou seja, um espaço dedicado ao estudo e à aquisição da leitura e por consequência do letramento literário. Sobre o aprofundamento metodológico desenvolvido neste estudo, foi realizado com base em Prodanov e Freitas (2013) , configurando como pesquisa básica, pois corresponde de novos conhecimentos não contendo a aplicação de uma prática que a envolva; com relação aos objetivos é descritiva, pois há o registo de dados sem interferir-lo; tendo em vista os procedimentos técnicos a realização de uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, artigos e dissertações sobre o tema abordado. Entre os autores que referenciarão a pesquisa, cita-se Milanesi (2013), Zilberman (2012), Vieira e Fernandes (2010), entre outros. Ademais, trata-se de pesquisa qualiquantitativa, pois há a utilização de dados oficiais e a suas interpretações. Diante do exposto, temos como resultado que a biblioteca é um lugar de grande importância para aquisição do conhecimento leitor, literário e social, além de ressaltar que nas escolas em que não existem bibliotecas há um maior índice de dificuldade leitora. Por fim, ressalta-se a necessidade de bibliotecas para a ampliação da educação com um ensino de qualidade e pautado na equidade de acesso e oportunidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.