Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA E O CINEMA: CAMINHOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Muito se discute sobre os hábitos de leitura do brasileiro e automaticamente dos estudantes, e o que se tem como resultado é que o brasileiro em geral não lê. Porém deve-se questionar, será que o brasileiro não lê mesmo? E a resposta é, nunca se leu tanto como recentemente, são mensagens de WhatsApp, páginas de redes sociais, dentre outros. No entanto, a leitura literária tem sido cada vez mais escanteada na vida do jovem, e quando ela ocorre, há uma preferência por obras internacionais, mas, apesar de não ser preferência entre os jovens leitores, apresentar a leitura de obras clássicas da literatura adaptadas para o cinema se faz uma estratégia válida de promover o letramento literário e desenvolver o hábito da leitura entre esse público. Como aporte teórico para esse trabalho serão usadas as ideias de Cândido (2004), concernente ao direito à literatura, bem como em Cosson (2023), relativo ao letramento literário, prioritariamente visto como dever da escola e em Neitzel e Piske (2015), para fundamentar os conceitos de deleite e fruição. Assim, para desenvolver esse letramento literário será utilizado como instrumento de geração de dados o círculo de leitura, preconizado por Cosson (2023), além disso, outro instrumento promotor de dados será o romance, adaptado para o gênero filme, essa escolha se justifica por ser o filme de mais fácil apreensão, ser mais convidativo, dar vida, forma e rostos aos personagens, e aguçar a curiosidade, assim o leitor se sentirá instigado a conhecer melhor a obra na íntegra. Logo, através dessa prática os leitores se sentiram interessados nas obras de literatura brasileira, aumentaram seu repertório de leitura, atingiram o letramento literário, além disso, também fizeram associação entre obras estudadas e outras já lidas por eles, portanto, a promoção da literatura entre os jovens foi feita de maneira integral, de modo a contemplar seu papel pedagógico e humanizador.

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