A MATEMÁTICA NOS ENSINOS DE JESUS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO CONTEMPORÂNEO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125455 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1399 "inscrito_id" => 8541 "titulo" => "A MATEMÁTICA NOS ENSINOS DE JESUS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "A MATEMÁTICA NOS ENSINOS DE JESUS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO CONTEMPORÂNEO Érica Lamara Gomes Alves Grigorio RESUMO O presente estudo emergiu da curiosidade dos alunos sobre a existência da Matemática antes dos livros didáticos e sua aplicação em períodos históricos antigos. Motivada por essa inquietação, a pesquisa investigou como os ensinamentos de Jesus podem ser utilizados como estratégia pedagógica para tornar o ensino matemático mais significativo e contextualizado. A abordagem adotada foi qualitativa, de caráter bibliográfico e analítico, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa. Foram analisadas passagens bíblicas que apresentam conceitos matemáticos implícitos, como frações, proporção, estatística e lógica, explorando sua interseção com os conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio. Os achados indicaram que a utilização de narrativas conhecidas pelos estudantes, como a multiplicação dos pães e a parábola dos talentos, favoreceu a motivação, aprimorou a compreensão dos conceitos e intensificou a participação ativa em sala de aula. Além disso, constatou-se que essa abordagem fortaleceu a interdisciplinaridade, conectando a Matemática a outras áreas do conhecimento, como História e Religião. A pesquisa evidencia que a contextualização histórica e cultural dos conteúdos matemáticos pode representar uma alternativa inovadora para a prática docente, ampliando o interesse dos estudantes e promovendo um aprendizado mais dinâmico e significativo. O estudo sugere investigações futuras que avaliem o impacto dessa metodologia em diferentes contextos educacionais, consolidando sua eficácia no desenvolvimento do pensamento lógico e analítico dos alunos. Palavras-chave: Educação Matemática, Contextualização do ensino, Narrativas bíblicas, Aprendizagem significativa, Matemática na Bíblia. Doutoranda em Ciência da Educação na Área de Matemática Centro Internacional de Pesquisas Integralize, CNPJ:32.682.373/0001-86 Itaporanga-Pb, Brasil ericaedv@gmail.com https://orcid.org/0009-0005-8137-7487 https://lattes.cnpq.br/1441514719997556" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8541_TB1399_04112025134747.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA LAMARA GOMES ALVES GRIGORIO" "autor_nome_curto" => "ERICA LAMARA" "autor_email" => "ericaedv@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125455 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1399 "inscrito_id" => 8541 "titulo" => "A MATEMÁTICA NOS ENSINOS DE JESUS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "A MATEMÁTICA NOS ENSINOS DE JESUS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO CONTEMPORÂNEO Érica Lamara Gomes Alves Grigorio RESUMO O presente estudo emergiu da curiosidade dos alunos sobre a existência da Matemática antes dos livros didáticos e sua aplicação em períodos históricos antigos. Motivada por essa inquietação, a pesquisa investigou como os ensinamentos de Jesus podem ser utilizados como estratégia pedagógica para tornar o ensino matemático mais significativo e contextualizado. A abordagem adotada foi qualitativa, de caráter bibliográfico e analítico, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa. Foram analisadas passagens bíblicas que apresentam conceitos matemáticos implícitos, como frações, proporção, estatística e lógica, explorando sua interseção com os conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio. Os achados indicaram que a utilização de narrativas conhecidas pelos estudantes, como a multiplicação dos pães e a parábola dos talentos, favoreceu a motivação, aprimorou a compreensão dos conceitos e intensificou a participação ativa em sala de aula. Além disso, constatou-se que essa abordagem fortaleceu a interdisciplinaridade, conectando a Matemática a outras áreas do conhecimento, como História e Religião. A pesquisa evidencia que a contextualização histórica e cultural dos conteúdos matemáticos pode representar uma alternativa inovadora para a prática docente, ampliando o interesse dos estudantes e promovendo um aprendizado mais dinâmico e significativo. O estudo sugere investigações futuras que avaliem o impacto dessa metodologia em diferentes contextos educacionais, consolidando sua eficácia no desenvolvimento do pensamento lógico e analítico dos alunos. Palavras-chave: Educação Matemática, Contextualização do ensino, Narrativas bíblicas, Aprendizagem significativa, Matemática na Bíblia. Doutoranda em Ciência da Educação na Área de Matemática Centro Internacional de Pesquisas Integralize, CNPJ:32.682.373/0001-86 Itaporanga-Pb, Brasil ericaedv@gmail.com https://orcid.org/0009-0005-8137-7487 https://lattes.cnpq.br/1441514719997556" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8541_TB1399_04112025134747.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA LAMARA GOMES ALVES GRIGORIO" "autor_nome_curto" => "ERICA LAMARA" "autor_email" => "ericaedv@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }