Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MATEMÁTICA NOS ENSINOS DE JESUS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO CONTEMPORÂNEO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125455
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1399
    "inscrito_id" => 8541
    "titulo" => "A MATEMÁTICA NOS ENSINOS DE JESUS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO CONTEMPORÂNEO"
    "resumo" => "A MATEMÁTICA NOS ENSINOS DE JESUS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO CONTEMPORÂNEO Érica Lamara Gomes Alves Grigorio RESUMO O presente estudo emergiu da curiosidade dos alunos sobre a existência da Matemática antes dos livros didáticos e sua aplicação em períodos históricos antigos. Motivada por essa inquietação, a pesquisa investigou como os ensinamentos de Jesus podem ser utilizados como estratégia pedagógica para tornar o ensino matemático mais significativo e contextualizado. A abordagem adotada foi qualitativa, de caráter bibliográfico e analítico, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa. Foram analisadas passagens bíblicas que apresentam conceitos matemáticos implícitos, como frações, proporção, estatística e lógica, explorando sua interseção com os conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio. Os achados indicaram que a utilização de narrativas conhecidas pelos estudantes, como a multiplicação dos pães e a parábola dos talentos, favoreceu a motivação, aprimorou a compreensão dos conceitos e intensificou a participação ativa em sala de aula. Além disso, constatou-se que essa abordagem fortaleceu a interdisciplinaridade, conectando a Matemática a outras áreas do conhecimento, como História e Religião. A pesquisa evidencia que a contextualização histórica e cultural dos conteúdos matemáticos pode representar uma alternativa inovadora para a prática docente, ampliando o interesse dos estudantes e promovendo um aprendizado mais dinâmico e significativo. O estudo sugere investigações futuras que avaliem o impacto dessa metodologia em diferentes contextos educacionais, consolidando sua eficácia no desenvolvimento do pensamento lógico e analítico dos alunos. Palavras-chave: Educação Matemática, Contextualização do ensino, Narrativas bíblicas, Aprendizagem significativa, Matemática na Bíblia. Doutoranda em Ciência da Educação na Área de Matemática Centro Internacional de Pesquisas Integralize, CNPJ:32.682.373/0001-86 Itaporanga-Pb, Brasil ericaedv@gmail.com https://orcid.org/0009-0005-8137-7487 https://lattes.cnpq.br/1441514719997556"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8541_TB1399_04112025134747.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA LAMARA GOMES ALVES GRIGORIO"
    "autor_nome_curto" => "ERICA LAMARA"
    "autor_email" => "ericaedv@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125455
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1399
    "inscrito_id" => 8541
    "titulo" => "A MATEMÁTICA NOS ENSINOS DE JESUS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO CONTEMPORÂNEO"
    "resumo" => "A MATEMÁTICA NOS ENSINOS DE JESUS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO CONTEMPORÂNEO Érica Lamara Gomes Alves Grigorio RESUMO O presente estudo emergiu da curiosidade dos alunos sobre a existência da Matemática antes dos livros didáticos e sua aplicação em períodos históricos antigos. Motivada por essa inquietação, a pesquisa investigou como os ensinamentos de Jesus podem ser utilizados como estratégia pedagógica para tornar o ensino matemático mais significativo e contextualizado. A abordagem adotada foi qualitativa, de caráter bibliográfico e analítico, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa. Foram analisadas passagens bíblicas que apresentam conceitos matemáticos implícitos, como frações, proporção, estatística e lógica, explorando sua interseção com os conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio. Os achados indicaram que a utilização de narrativas conhecidas pelos estudantes, como a multiplicação dos pães e a parábola dos talentos, favoreceu a motivação, aprimorou a compreensão dos conceitos e intensificou a participação ativa em sala de aula. Além disso, constatou-se que essa abordagem fortaleceu a interdisciplinaridade, conectando a Matemática a outras áreas do conhecimento, como História e Religião. A pesquisa evidencia que a contextualização histórica e cultural dos conteúdos matemáticos pode representar uma alternativa inovadora para a prática docente, ampliando o interesse dos estudantes e promovendo um aprendizado mais dinâmico e significativo. O estudo sugere investigações futuras que avaliem o impacto dessa metodologia em diferentes contextos educacionais, consolidando sua eficácia no desenvolvimento do pensamento lógico e analítico dos alunos. Palavras-chave: Educação Matemática, Contextualização do ensino, Narrativas bíblicas, Aprendizagem significativa, Matemática na Bíblia. Doutoranda em Ciência da Educação na Área de Matemática Centro Internacional de Pesquisas Integralize, CNPJ:32.682.373/0001-86 Itaporanga-Pb, Brasil ericaedv@gmail.com https://orcid.org/0009-0005-8137-7487 https://lattes.cnpq.br/1441514719997556"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8541_TB1399_04112025134747.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA LAMARA GOMES ALVES GRIGORIO"
    "autor_nome_curto" => "ERICA LAMARA"
    "autor_email" => "ericaedv@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A MATEMÁTICA NOS ENSINOS DE JESUS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO CONTEMPORÂNEO Érica Lamara Gomes Alves Grigorio RESUMO O presente estudo emergiu da curiosidade dos alunos sobre a existência da Matemática antes dos livros didáticos e sua aplicação em períodos históricos antigos. Motivada por essa inquietação, a pesquisa investigou como os ensinamentos de Jesus podem ser utilizados como estratégia pedagógica para tornar o ensino matemático mais significativo e contextualizado. A abordagem adotada foi qualitativa, de caráter bibliográfico e analítico, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa. Foram analisadas passagens bíblicas que apresentam conceitos matemáticos implícitos, como frações, proporção, estatística e lógica, explorando sua interseção com os conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio. Os achados indicaram que a utilização de narrativas conhecidas pelos estudantes, como a multiplicação dos pães e a parábola dos talentos, favoreceu a motivação, aprimorou a compreensão dos conceitos e intensificou a participação ativa em sala de aula. Além disso, constatou-se que essa abordagem fortaleceu a interdisciplinaridade, conectando a Matemática a outras áreas do conhecimento, como História e Religião. A pesquisa evidencia que a contextualização histórica e cultural dos conteúdos matemáticos pode representar uma alternativa inovadora para a prática docente, ampliando o interesse dos estudantes e promovendo um aprendizado mais dinâmico e significativo. O estudo sugere investigações futuras que avaliem o impacto dessa metodologia em diferentes contextos educacionais, consolidando sua eficácia no desenvolvimento do pensamento lógico e analítico dos alunos. Palavras-chave: Educação Matemática, Contextualização do ensino, Narrativas bíblicas, Aprendizagem significativa, Matemática na Bíblia. Doutoranda em Ciência da Educação na Área de Matemática Centro Internacional de Pesquisas Integralize, CNPJ:32.682.373/0001-86 Itaporanga-Pb, Brasil ericaedv@gmail.com https://orcid.org/0009-0005-8137-7487 https://lattes.cnpq.br/1441514719997556

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.