Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROGRAMA MULHERES MIL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA TERRA INDÍGENA MANGUEIRINHA - PR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente relato aborda a implementação do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, ofertado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), Câmpus Coronel Vivida, no âmbito do Programa Mulheres Mil, destinado às mulheres indígenas da Terra Indígena Mangueirinha (PR). O programa, criado pelo Ministério da Educação em 2011, visa a inclusão social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. A TI de Mangueirinha abriga atualmente mais de 760 famílias, dos povos Guarani Mbyá e Kaingang, organizadas em seis aldeias, localizadas no limite entre os municípios de Mangueirinha, Coronel Vivida e Chopinzinho, no estado do Paraná. Esses povos estão cercados pela maior reserva de araucárias do mundo. Por esse motivo, a área que pode ser cultivada para a produção de alimentos não garante o sustento de toda comunidade, o que contribui para que muitas famílias, em especial as mulheres, se encontrem em situação de vulnerabilidade. Este trabalho compreende um relato de experiência. A metodologia adotada incluiu ensino teórico e prático, com abordagens interdisciplinares que contemplaram temáticas como cidadania, cooperativismo, empreendedorismo, economia solidária e agroecologia. Os resultados apresentados baseiam-se na observação participante. Os mesmos evidenciaram impactos positivos na autonomia e autoestima das participantes, que relataram maior conhecimento sobre seus direitos e perspectivas de inserção no mundo do trabalho. Além disso, observou-se um fortalecimento identitário das alunas, promovendo um resgate cultural e um intercâmbio de saberes entre as alunas indígenas e os professores. Destacam-se casos de alunas que, após o curso, ingressaram no ensino superior, concluíram o ensino fundamental ou conseguiram emprego, refletindo a relevância da iniciativa na promoção da educação e inclusão social.

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