Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBSOLESCÊNCIA DOS INFOCENTROS EM ESCOLAS PÚBLICAS: ESTUDO DE CASO NOS MUNICÍPIOS DE MIRANGABA E JACOBINA (BA)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os infocentros no Brasil começaram a ser criados na década de 1990, com uma maior expansão na primeira metade dos anos 2000, visando promover a inclusão digital e oferecer acesso à informação e à tecnologia para comunidades que, de outra forma, não teriam acesso a esses recursos. No entanto, devido à rápida evolução tecnológica, muitos desses espaços tornaram-se obsoletos, apresentando equipamentos e softwares desatualizados, o que compromete sua eficácia. Este estudo busca identificar os principais desafios enfrentados por escolas públicas nos municípios de Mirangaba e Jacobina, no Estado da Bahia, em relação à obsolescência de seus infocentros. Além disso, pretende realizar um estudo técnico dos recursos computacionais disponíveis, com vistas ao possível reaproveitamento dos equipamentos existentes.A metodologia utilizada baseia-se em uma revisão bibliográfica, na busca por trabalhos correlatos e em entrevistas semi-estruturadas com os gestores dos espaços pesquisados. Quanto aos recursos computacionais, será realizada uma análise das especificações técnicas dos equipamentos e uma comparação com os requisitos mínimos necessários para o funcionamento de aplicativos básicos, como editores de texto, planilhas eletrônicas e navegadores de internet. Os resultados revelam que a grande maioria dos espaços conta com poucos equipamentos ainda em funcionamento e sem renovação, apresentando um poder computacional baixo, mesmo para softwares que exigem poucos recursos. Além disso, evidencia-se a ausência de políticas públicas voltadas à manutenção dos infocentros, sendo que alguns deles nunca chegaram a ser utilizados devido à falta de infraestrutura, como acesso à internet. Esses resultados corroboram as preocupações dos educadores quanto à necessidade urgente de adaptar as tecnologias emergentes ao processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho também aponta oportunidades para projetos futuros que visem estudar a viabilidade da recuperação ou do descarte desses equipamentos.

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