Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO À AGENDA 2030: RELATO DE PRÁTICA DO JOGO “VIVA OS OBJETIVOS!”

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A ferramenta pedagógica “Viva os Objetivos!” é um jogo de tabuleiro cuja missão é ampliar a conscientização dos alunos sobre os Objetivos Globais da ONU, conhecidos na Agenda 2030 como ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (UNIC RIO). O presente relato de experiência descreve alguns resultados e reflexões sobre as potencialidades dessa ferramenta lúdica em sala de aula. A vivência compartilhada associa o Direito de Brincar (BRASIL) à construção global de uma visão crítica sobre os Direitos Humanos. A coleta de dados contou com aplicações do jogo, entre os anos de 2024 e 2025, em salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Dr. Ruy Nazareth (São José do Rio Preto – SP). A ação pretende investigar como esse recurso lúdico promove a aprendizagem dos ODS e a conscientização sobre a Agenda 2030 entre os alunos. O presente estudo de caso (ANDRÉ) contou com levantamento de dados, de caráter qualitativo, utilizando a observação direta dos participantes como instrumento de pesquisa e posterior análise documental, com gravação das partidas em vídeo. Houve reflexão sobre possíveis caminhos à luz da transição de consciência intransitiva para transitiva, e que também permita ao ser histórico avançar de um olhar ingênuo para uma visão crítica da realidade (FREIRE). Dessa forma, o jogo se mostra uma ferramenta lúdica eficaz para promover a aprendizagem sobre ODS e a Agenda 2030, o desenvolvimento da consciência crítica, da cidadania global e de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação e colaboração.

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