Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A transversalidade do tema inclusão social está latente na contemporaneidade logo, é a escola que encarregada de promover esta inclusão quando recebe e acolhe os educandos com deficiência, e assumindo a responsabilidade de oferecer uma formação integral, sem segregação, inclusão em salas regulares. A seguinte pesquisa tem como objetivo analisar a processo inclusivo, seus reflexos e sua importância no processo de socialização e de aprendizagem dos alunos com deficiências em salas regulares do ensino fundamental. Sendo sustentada e apoiada por todo aparato legal segundo a legislação vigente LBI (2015), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Currículo de Pernambuco (2019), Vieira e Cirino (2024), entre outros que deram sustentação ao abjeto estudado. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa com a abordagem qualitativa e quantitativa, documental, bibliográfica e de observação, com aplicação de questionários a professores e equipe gestora, no sentido de se obter subsidio que viesse a dá robustez e clareza ao estudo. O estudo foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental na zona rural do município de Cumaru – PE. Dentro desta ótica de inclusão, o meio escolar passa a ser um espaço acolhedor, de interação, socialização, cultivando a harmonia e o respeito a diversidade. No campo prático pedagógico foi visto as boas e exitosas práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto escolar, a necessidade de formação continuada para professores possibilitando novas didáticas que levem a um bom aprendizado. Dessa forma, a escola cumprirá com seu papel de instituição corresponsável no processo de inclusão favorecendo um espaço aberto a interação e participação de todos, com uma escola igualitária de qualidade.

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