Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIRCUITO DE OFICINAS DIGITAIS E DESPLUGADAS NA UTEC GREGÓRIO BEZERRA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128054
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7363
    "inscrito_id" => 5977
    "titulo" => "CIRCUITO DE OFICINAS DIGITAIS E DESPLUGADAS NA UTEC GREGÓRIO BEZERRA"
    "resumo" => "Com o surgimento das novas tecnologias na educação, muitas mudanças acorrem na forma de pensar, planejar e alcançar objetivos no trabalho em sala de aula. Segundo Mercado (2002), o objetivo de introduzir novas tecnologias na escola é para fazer coisas novas e pedagogicamente importantes que não se pode realizar de outras maneiras. O aprendiz, utilizando metodologias adequadas, poderá utilizar estas tecnologias na integração de matérias estanques. A escola passa ser um lugar mais interessante que prepararia o aluno para o futuro. Neste sentido, surge o Circuito de Oficinas Digitais e Desplugadas na Unidade de Tecnologia Gregório Bezerra com o objetivo desenvolver competências relacionadas às tecnologias digitais para os estudantes da Rede Municipal do Recife através da oferta de oficinas de programação, robótica, programação desplugada, cidadania digital, trabalhando os eixos do pensamento computacional, cultura digital e mundo digital. As metodologias ativas foram utilizadas como método para a realização das oficinas, através da rotação por estações. Este Circuito promoveu um dia diferenciado de atividades, ampliando o uso de recursos digitais na prática pedagógica e incentivando a autonomia dos estudantes no uso das tecnologias, contribuindo para a construção de competências digitais fundamentais como autonomia, engajamento e colaboração, resultados apresentados nos estudantes após participação no Circuito."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5977_TB7363_30102025172951.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO CARMO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Carmem"
    "autor_email" => "maria.delima@prof.educ.rec.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128054
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7363
    "inscrito_id" => 5977
    "titulo" => "CIRCUITO DE OFICINAS DIGITAIS E DESPLUGADAS NA UTEC GREGÓRIO BEZERRA"
    "resumo" => "Com o surgimento das novas tecnologias na educação, muitas mudanças acorrem na forma de pensar, planejar e alcançar objetivos no trabalho em sala de aula. Segundo Mercado (2002), o objetivo de introduzir novas tecnologias na escola é para fazer coisas novas e pedagogicamente importantes que não se pode realizar de outras maneiras. O aprendiz, utilizando metodologias adequadas, poderá utilizar estas tecnologias na integração de matérias estanques. A escola passa ser um lugar mais interessante que prepararia o aluno para o futuro. Neste sentido, surge o Circuito de Oficinas Digitais e Desplugadas na Unidade de Tecnologia Gregório Bezerra com o objetivo desenvolver competências relacionadas às tecnologias digitais para os estudantes da Rede Municipal do Recife através da oferta de oficinas de programação, robótica, programação desplugada, cidadania digital, trabalhando os eixos do pensamento computacional, cultura digital e mundo digital. As metodologias ativas foram utilizadas como método para a realização das oficinas, através da rotação por estações. Este Circuito promoveu um dia diferenciado de atividades, ampliando o uso de recursos digitais na prática pedagógica e incentivando a autonomia dos estudantes no uso das tecnologias, contribuindo para a construção de competências digitais fundamentais como autonomia, engajamento e colaboração, resultados apresentados nos estudantes após participação no Circuito."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5977_TB7363_30102025172951.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO CARMO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Carmem"
    "autor_email" => "maria.delima@prof.educ.rec.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Com o surgimento das novas tecnologias na educação, muitas mudanças acorrem na forma de pensar, planejar e alcançar objetivos no trabalho em sala de aula. Segundo Mercado (2002), o objetivo de introduzir novas tecnologias na escola é para fazer coisas novas e pedagogicamente importantes que não se pode realizar de outras maneiras. O aprendiz, utilizando metodologias adequadas, poderá utilizar estas tecnologias na integração de matérias estanques. A escola passa ser um lugar mais interessante que prepararia o aluno para o futuro. Neste sentido, surge o Circuito de Oficinas Digitais e Desplugadas na Unidade de Tecnologia Gregório Bezerra com o objetivo desenvolver competências relacionadas às tecnologias digitais para os estudantes da Rede Municipal do Recife através da oferta de oficinas de programação, robótica, programação desplugada, cidadania digital, trabalhando os eixos do pensamento computacional, cultura digital e mundo digital. As metodologias ativas foram utilizadas como método para a realização das oficinas, através da rotação por estações. Este Circuito promoveu um dia diferenciado de atividades, ampliando o uso de recursos digitais na prática pedagógica e incentivando a autonomia dos estudantes no uso das tecnologias, contribuindo para a construção de competências digitais fundamentais como autonomia, engajamento e colaboração, resultados apresentados nos estudantes após participação no Circuito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.