ENTRE TEORIAS, PRÁTICAS E DESAFIOS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
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É no contato com essa iniciação que teorias estudadas em aulas são trazidas à tona, seja na reflexão para ações nas práticas pedagógicas, seja para enfrentar os desafios e dilemas inerentes à vivacidade da sala de aula que fazem questionar a teoria. Nesse sentido, tomando como base a experiência do autor em sua Iniciação à Docência, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as teorias, práticas e desafios que se apresentam na Iniciação à Docência, especificamente do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, lotado no Campus VI. A matriz curricular apresenta componentes curriculares, como o de Estágio Supervisionado, reservada para a iniciação docente, no entanto, além das disciplinas curriculares, muitos estudantes iniciam à docência a partir de projetos institucionais oferecidos pelas escolas da cidade da instituição ou das cidades que mora, ou ainda pela própria instituição de ensino superior, o que vivenciado em paralelo com disciplinas ainda teóricas do curso, contribuem para que teorias, práticas e desafios sejam refletidos e interrelacionados em um mesmo momento, especialmente no que se refere ao enfrentamento da perspectiva tradicional de ensino por abordagens que se apropriam de tendências educacionais mais atualizadas. Acredita-se que este escrito contribui para as discussões na área da Educação Matemática, especialmente no que se refere à formação do professor." 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