BENEFÍCIOS DO ESPORTE NA QUALIDADE DE VIDA E NA SAÚDE DO ADOLESCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127864 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6795 "inscrito_id" => 15227 "titulo" => "BENEFÍCIOS DO ESPORTE NA QUALIDADE DE VIDA E NA SAÚDE DO ADOLESCENTE" "resumo" => "Há alguns anos, era comum ao entardecer encontrar crianças e jovens brincando pelas ruas e praças da cidade. Enquanto que nos dias de hoje, as crianças e adolescentes têm utilizado cada vez mais computares e smartphones, com acesso a internet, seja para interações em redes sociais a jogos eletrônicos (MOREIRA, et al.2017) Com isso o objetivo do presente estudo qualitativo, buscou promover a saúde, bem-estar e a inclusão por meio da prática regular de atividades esportivas, incentivando o desenvolvimento físico e social dos alunos da EEMTI Professora Maria Afonsina Diniz Macêdo. Participaram do estudo 91 alunos, sendo 47 meninas e 44 meninos. Para promover o bem-estar e a socialização dos alunos, foi elaborada uma metodologia de ações práticas e educativas que se desenvolveram ao longo de atividades esportivas, recreativas e informativas. A metodologia adotada visou integrar os estudantes em atividades variadas que estimulassem tanto o corpo quanto a mente, com foco no desenvolvimento integral e na promoção de um ambiente escolar saudável. As atividades estruturadas foram: Realização da Semana Esportiva, Oficina de Jogos e Brincadeiras e uma Palestra sobre Qualidade de Vida, Atividade Física e Nutrição. Essas ações trouxeram resultados bastante positivos para o desenvolvimento dos alunos e o ambiente escolar como um todo. Os principais resultados observados foram: Engajamento e Participação Ativa dos Alunos, Fortalecimento das Relações Interpessoais, Conscientização sobre Hábitos Saudáveis, Melhoria no Clima Escolar e na Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Habilidades Físicas e Cognitivas. Esses resultados mostram o impacto positivo das ações na promoção de uma cultura de saúde, socialização e aprendizado ativo na EEMTI Maria Afonsina Diniz Macêdo, trazendo benefícios para o desenvolvimento integral dos alunos e o clima escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15227_TB6795_30102025200945.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIANDRA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "HIANDRA PEREIRA" "autor_email" => "hiandrap12@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127864 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6795 "inscrito_id" => 15227 "titulo" => "BENEFÍCIOS DO ESPORTE NA QUALIDADE DE VIDA E NA SAÚDE DO ADOLESCENTE" "resumo" => "Há alguns anos, era comum ao entardecer encontrar crianças e jovens brincando pelas ruas e praças da cidade. Enquanto que nos dias de hoje, as crianças e adolescentes têm utilizado cada vez mais computares e smartphones, com acesso a internet, seja para interações em redes sociais a jogos eletrônicos (MOREIRA, et al.2017) Com isso o objetivo do presente estudo qualitativo, buscou promover a saúde, bem-estar e a inclusão por meio da prática regular de atividades esportivas, incentivando o desenvolvimento físico e social dos alunos da EEMTI Professora Maria Afonsina Diniz Macêdo. Participaram do estudo 91 alunos, sendo 47 meninas e 44 meninos. Para promover o bem-estar e a socialização dos alunos, foi elaborada uma metodologia de ações práticas e educativas que se desenvolveram ao longo de atividades esportivas, recreativas e informativas. A metodologia adotada visou integrar os estudantes em atividades variadas que estimulassem tanto o corpo quanto a mente, com foco no desenvolvimento integral e na promoção de um ambiente escolar saudável. As atividades estruturadas foram: Realização da Semana Esportiva, Oficina de Jogos e Brincadeiras e uma Palestra sobre Qualidade de Vida, Atividade Física e Nutrição. Essas ações trouxeram resultados bastante positivos para o desenvolvimento dos alunos e o ambiente escolar como um todo. Os principais resultados observados foram: Engajamento e Participação Ativa dos Alunos, Fortalecimento das Relações Interpessoais, Conscientização sobre Hábitos Saudáveis, Melhoria no Clima Escolar e na Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Habilidades Físicas e Cognitivas. Esses resultados mostram o impacto positivo das ações na promoção de uma cultura de saúde, socialização e aprendizado ativo na EEMTI Maria Afonsina Diniz Macêdo, trazendo benefícios para o desenvolvimento integral dos alunos e o clima escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15227_TB6795_30102025200945.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIANDRA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "HIANDRA PEREIRA" "autor_email" => "hiandrap12@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }