UM OLHAR SOBRE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125351 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1171 "inscrito_id" => 2325 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE." "resumo" => "Este estudo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado como pré- requisito para conclusão do curso de Pedagogia e tem como objetivo geral refletir sobre a prática dos processos de alfabetização e letramento em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal da cidade do Cabo de Santo Agostinho/PE. Destacamos a importância da discussão da alfabetização e letramento com estudantes na EJA que por diversos motivos não concluíram a escolaridade na idade correta ou não tiveram acesso à escolarização ao longo da vida e nesse contexto destacamos a prática do professor como mediador no processo de Alfabetização e Letramento. A pesquisa realizada é considerada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista que foi feita com uma professora dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pelos dados coletados observamos que a Alfabetização e o Letramento na EJA devem ocorrer de maneira interligada com questões sociais aos quais os alunos estejam inseridos, tendo em vista que os mesmos muitas vezes resolvem voltar para as salas de aula com objetivos que vai além de somente ler e escrever, mas buscam compreender e interpretar os códigos que estão constantemente inseridos em nossa sociedade. Apoiamos em Ferreiro (1999), Freire (1979), Teixeira (2002), entre outros autores, ao qual indicam que o processo de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA) não pode ser algo mecânico e estático, onde se consiste apenas na memorização das letras e sons sem que seja compreendido o significado do texto, mas deve ocorrer como um processo de criação e apropriação cultural para que o indivíduo possa compreender a utilização e a função na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2325_TB1171_28102025212444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA LUIZA DE OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA LUIZA" "autor_email" => "pedagogafernandaluiza@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125351 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1171 "inscrito_id" => 2325 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE." "resumo" => "Este estudo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado como pré- requisito para conclusão do curso de Pedagogia e tem como objetivo geral refletir sobre a prática dos processos de alfabetização e letramento em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal da cidade do Cabo de Santo Agostinho/PE. Destacamos a importância da discussão da alfabetização e letramento com estudantes na EJA que por diversos motivos não concluíram a escolaridade na idade correta ou não tiveram acesso à escolarização ao longo da vida e nesse contexto destacamos a prática do professor como mediador no processo de Alfabetização e Letramento. A pesquisa realizada é considerada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista que foi feita com uma professora dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pelos dados coletados observamos que a Alfabetização e o Letramento na EJA devem ocorrer de maneira interligada com questões sociais aos quais os alunos estejam inseridos, tendo em vista que os mesmos muitas vezes resolvem voltar para as salas de aula com objetivos que vai além de somente ler e escrever, mas buscam compreender e interpretar os códigos que estão constantemente inseridos em nossa sociedade. Apoiamos em Ferreiro (1999), Freire (1979), Teixeira (2002), entre outros autores, ao qual indicam que o processo de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA) não pode ser algo mecânico e estático, onde se consiste apenas na memorização das letras e sons sem que seja compreendido o significado do texto, mas deve ocorrer como um processo de criação e apropriação cultural para que o indivíduo possa compreender a utilização e a função na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2325_TB1171_28102025212444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA LUIZA DE OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA LUIZA" "autor_email" => "pedagogafernandaluiza@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }