CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA QUALIFICAÇÃO DA ESCRITA CIENTÍFICA PARA PROJETOS DE PESQUISA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127706 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6470 "inscrito_id" => 15095 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA QUALIFICAÇÃO DA ESCRITA CIENTÍFICA PARA PROJETOS DE PESQUISA" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo investigar os impactos de um curso de extensão intitulado "Escrita Científica Aplicada a Projetos de Pesquisa" na capacidade dos participantes de elaborarem projetos de pesquisa adequados aos critérios acadêmicos exigidos para ingresso em programas de pós-graduação. Fundamentado no referencial teórico de autores como Gil (2010), Marconi e Lakatos (2004), André (2001) e Echer (2001), o curso abordou aspectos da escrita científica, como a formulação clara do problema de pesquisa, construção de objetivos, revisão bibliográfica consistente e escolha metodológica apropriada. Contamos com a participação de quatro docentes, sendo dois deles externos à instituição promotora do curso, além do apoio de cinco extensionistas voluntários, que contribuíram diretamente com as atividades pedagógicas, mediações e feedbacks individualizados aos participantes. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, analisando textos produzidos pelos participantes durante o curso. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, destacando categorias relacionadas à melhoria da escrita científica, coerência metodológica e principais dificuldades encontradas ao longo do processo de escrita. Os resultados indicaram avanços significativos na qualidade dos projetos desenvolvidos pelos participantes após a conclusão do curso. Houve um notável aprimoramento na clareza e coerência dos objetivos de pesquisa, na profundidade e pertinência da revisão bibliográfica, bem como na adequação das escolhas metodológicas às propostas de investigação. Também foi possível identificar como principais dificuldades enfrentadas pelos cursistas a delimitação do problema de pesquisa, a estruturação lógica do texto e a articulação entre referencial teórico e objetivos. Concluiu-se que o curso proporcionou aos participantes instrumentos teóricos e práticos eficazes para a elaboração qualificada de projetos de pesquisa, contribuindo diretamente para suas aprovações em processos seletivos e fortalecendo suas competências científicas e acadêmicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15095_TB6470_29102025130714.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAMYLLA E SILVA XAVIER" "autor_nome_curto" => "KAMYLLA XAVIER" "autor_email" => "kamylla.ufrn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127706 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6470 "inscrito_id" => 15095 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA QUALIFICAÇÃO DA ESCRITA CIENTÍFICA PARA PROJETOS DE PESQUISA" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo investigar os impactos de um curso de extensão intitulado "Escrita Científica Aplicada a Projetos de Pesquisa" na capacidade dos participantes de elaborarem projetos de pesquisa adequados aos critérios acadêmicos exigidos para ingresso em programas de pós-graduação. Fundamentado no referencial teórico de autores como Gil (2010), Marconi e Lakatos (2004), André (2001) e Echer (2001), o curso abordou aspectos da escrita científica, como a formulação clara do problema de pesquisa, construção de objetivos, revisão bibliográfica consistente e escolha metodológica apropriada. Contamos com a participação de quatro docentes, sendo dois deles externos à instituição promotora do curso, além do apoio de cinco extensionistas voluntários, que contribuíram diretamente com as atividades pedagógicas, mediações e feedbacks individualizados aos participantes. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, analisando textos produzidos pelos participantes durante o curso. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, destacando categorias relacionadas à melhoria da escrita científica, coerência metodológica e principais dificuldades encontradas ao longo do processo de escrita. Os resultados indicaram avanços significativos na qualidade dos projetos desenvolvidos pelos participantes após a conclusão do curso. Houve um notável aprimoramento na clareza e coerência dos objetivos de pesquisa, na profundidade e pertinência da revisão bibliográfica, bem como na adequação das escolhas metodológicas às propostas de investigação. Também foi possível identificar como principais dificuldades enfrentadas pelos cursistas a delimitação do problema de pesquisa, a estruturação lógica do texto e a articulação entre referencial teórico e objetivos. Concluiu-se que o curso proporcionou aos participantes instrumentos teóricos e práticos eficazes para a elaboração qualificada de projetos de pesquisa, contribuindo diretamente para suas aprovações em processos seletivos e fortalecendo suas competências científicas e acadêmicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15095_TB6470_29102025130714.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAMYLLA E SILVA XAVIER" "autor_nome_curto" => "KAMYLLA XAVIER" "autor_email" => "kamylla.ufrn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }