Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA QUALIFICAÇÃO DA ESCRITA CIENTÍFICA PARA PROJETOS DE PESQUISA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar os impactos de um curso de extensão intitulado "Escrita Científica Aplicada a Projetos de Pesquisa" na capacidade dos participantes de elaborarem projetos de pesquisa adequados aos critérios acadêmicos exigidos para ingresso em programas de pós-graduação. Fundamentado no referencial teórico de autores como Gil (2010), Marconi e Lakatos (2004), André (2001) e Echer (2001), o curso abordou aspectos da escrita científica, como a formulação clara do problema de pesquisa, construção de objetivos, revisão bibliográfica consistente e escolha metodológica apropriada. Contamos com a participação de quatro docentes, sendo dois deles externos à instituição promotora do curso, além do apoio de cinco extensionistas voluntários, que contribuíram diretamente com as atividades pedagógicas, mediações e feedbacks individualizados aos participantes. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, analisando textos produzidos pelos participantes durante o curso. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, destacando categorias relacionadas à melhoria da escrita científica, coerência metodológica e principais dificuldades encontradas ao longo do processo de escrita. Os resultados indicaram avanços significativos na qualidade dos projetos desenvolvidos pelos participantes após a conclusão do curso. Houve um notável aprimoramento na clareza e coerência dos objetivos de pesquisa, na profundidade e pertinência da revisão bibliográfica, bem como na adequação das escolhas metodológicas às propostas de investigação. Também foi possível identificar como principais dificuldades enfrentadas pelos cursistas a delimitação do problema de pesquisa, a estruturação lógica do texto e a articulação entre referencial teórico e objetivos. Concluiu-se que o curso proporcionou aos participantes instrumentos teóricos e práticos eficazes para a elaboração qualificada de projetos de pesquisa, contribuindo diretamente para suas aprovações em processos seletivos e fortalecendo suas competências científicas e acadêmicas.

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