Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR SURDOCEGO EM EVENTO REMOTO DO PROJETO JANDAYA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Enquanto deficiência única, a Surdocegueira representa desafios para professores e profissionais da educação, que, em grande maioria, desconhecem a realidade dos Surdocegos. Comumente confundem-se as pautas da Surdocegueira e da surdez, contudo, há diferenças, e isso se comprova por meio da Lei 11.796, de 2008, que institui o dia 26 de setembro como o “Dia Nacional do Surdo” e da Lei 14.605, de 2023, que institui o 12 de novembro, o “Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira”. De outra forma, considerar a Surdocegueira somente relativa a surdez e cegueira, é retirar-lhe o entendimento de condição única. Diante disso, este trabalho objetiva apresentar a experiência de um professor Surdocego no “I Setembro Surdo: Direito, Formação e Identidade”, em que um professor Surdocego trabalhou na organização de duas formações remotas. Trata-se de estudo descritivo, qualitativo, que se configura como relato de experiência na organização de um evento remoto, realizado em 2024, pelo Projeto Jandaya em parceria com a Escola de Ensino Fundamental Hamilton da Rocha e Silva (HRS) e com a Secretaria Municipal de Educação de Umirim/CE. Sua organização considerou conversas documentadas no WhatsApp e em reuniões virtuais. A análise temática de conteúdo estruturou-se a partir de três eixos temáticos (Pré-evento; Execução; Pós-evento), que versam sobre as vivências. Integraram a organização do evento, sete membros do Projeto Jandaya e três professores convidados de outras instituições. As duas formações: “Tenho um aluno surdo! E agora?” e “Libras: noções introdutórias”, totalizaram 49 participantes. Os resultados apontam para a importância do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na organização, aplicação e mediação das formações. A presença do professor Surdocego além de oportunizar o lugar de fala, possibilitou vivências com as TDICs e com público misto (professores, técnicos, alunos e profissionais de apoio à inclusão escolar).

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