Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA DO SÉCULO XXI PELA ÓTICA DA COMPLEXIDADE: DO POTENCIAL CRIATIVO AO INTERDISCIPLINAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os desafios e possibilidades da escola do século XXI sob a ótica da complexidade, com ênfase no desenvolvimento do potencial criativo e na valorização da interdisciplinaridade. Sabe-se que a escola, como extensão social, vem passando por transformações impulsionadas por mudanças sociais, culturais, tecnológicas e econômicas. Nesse cenário, o papel do educador também se reinventa, exigindo não apenas domínio de conteúdos, mas também competências socioemocionais, didáticas e interdisciplinares. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico, fundamentada em autores como Edgar Morin, Paulo Freire e outros pensadores contemporâneos da educação. A pesquisa discute a necessidade de uma educação mais integrada, crítica e sensível às mudanças sociais, culturais e tecnológicas que marcam a contemporaneidade. Como resultados, destaca-se a urgência de transformar práticas pedagógicas fragmentadas em propostas mais dinâmicas e colaborativas, capazes de promover o pensamento crítico, a criatividade e a construção coletiva do conhecimento. Conclui-se que, para responder aos desafios do século XXI, a escola precisa assumir uma postura aberta à complexidade, promovendo o diálogo entre as áreas do saber e preparando o sujeito para a vida em sociedade de forma ética, responsável e inovadora.

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