ANIMES, MANGÁS, CIÊNCIAS: NARUTO E SUAS RELAÇÕES COM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – INTEGRAÇÃO DE NOVAS ABODAGENS METODOLÓGICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125917 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2322 "inscrito_id" => 7404 "titulo" => "ANIMES, MANGÁS, CIÊNCIAS: NARUTO E SUAS RELAÇÕES COM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – INTEGRAÇÃO DE NOVAS ABODAGENS METODOLÓGICAS" "resumo" => "Este artigo investiga o uso de conceitos presentes no anime “Naruto” como ferramentas pedagógicas no ensino de Ciências da Natureza. Com foco nos conceitos de Chakra, Ninjutsu, Genjutsu, Taijutsu, a pesquisa busca explorar como esses elementos podem ser integrados ao ensino de Ciências para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Utiliza uma abordagem interdisciplinar, analisando episódios específicos de “Naruto” para identificar representações de conceitos científicos no anime e mangás. Em seguida, relaciona essas representações aos conteúdos curriculares, discutindo sua precisão científica e como podem complementar o ensino aplicado em sala de aula. Após a análise dessas vertentes, o artigo trouxe as seguintes correlações: Chakra/energia e metabolismo celular. Ninjutsu/propriedades e transformações dos elementos. Genjutsu/percepção sensorial e as ilusões. Taijutsu/anatomia e biomecânica. Estudos apontam que animes podem ser ferramentas eficientes para envolver os estudantes e tornar o aprendizado mais atraente e que o uso de animes específicos, como “Naruto”, podem ser integrados ao currículo escolar para ensinar conceitos de biologia, genética e ecologia. A integração dos conceitos de “Naruto” no ensino de Ciências da Natureza pode aumentar o empenho dos discentes, promover uma aprendizagem mais significativa e conectar conteúdos curriculares a elementos culturais familiares. Além de apresentar uma nova visão sobre a ciência, evidenciando que os conceitos científicos estão presentes nos mais diversos meios, sejam eles, fictícios ou reais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7404_TB2322_28102025190755.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADENILZA DOS SANTOS PIRIS" "autor_nome_curto" => "ADENILZA SANTOS" "autor_email" => "adenilzasantos.ueap@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125917 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2322 "inscrito_id" => 7404 "titulo" => "ANIMES, MANGÁS, CIÊNCIAS: NARUTO E SUAS RELAÇÕES COM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – INTEGRAÇÃO DE NOVAS ABODAGENS METODOLÓGICAS" "resumo" => "Este artigo investiga o uso de conceitos presentes no anime “Naruto” como ferramentas pedagógicas no ensino de Ciências da Natureza. Com foco nos conceitos de Chakra, Ninjutsu, Genjutsu, Taijutsu, a pesquisa busca explorar como esses elementos podem ser integrados ao ensino de Ciências para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Utiliza uma abordagem interdisciplinar, analisando episódios específicos de “Naruto” para identificar representações de conceitos científicos no anime e mangás. Em seguida, relaciona essas representações aos conteúdos curriculares, discutindo sua precisão científica e como podem complementar o ensino aplicado em sala de aula. Após a análise dessas vertentes, o artigo trouxe as seguintes correlações: Chakra/energia e metabolismo celular. Ninjutsu/propriedades e transformações dos elementos. Genjutsu/percepção sensorial e as ilusões. Taijutsu/anatomia e biomecânica. Estudos apontam que animes podem ser ferramentas eficientes para envolver os estudantes e tornar o aprendizado mais atraente e que o uso de animes específicos, como “Naruto”, podem ser integrados ao currículo escolar para ensinar conceitos de biologia, genética e ecologia. A integração dos conceitos de “Naruto” no ensino de Ciências da Natureza pode aumentar o empenho dos discentes, promover uma aprendizagem mais significativa e conectar conteúdos curriculares a elementos culturais familiares. Além de apresentar uma nova visão sobre a ciência, evidenciando que os conceitos científicos estão presentes nos mais diversos meios, sejam eles, fictícios ou reais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7404_TB2322_28102025190755.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADENILZA DOS SANTOS PIRIS" "autor_nome_curto" => "ADENILZA SANTOS" "autor_email" => "adenilzasantos.ueap@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }