A ESCOLA SOB A ÓTICA DA CRIATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO SÉCULO XXI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127697 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6453 "inscrito_id" => 12030 "titulo" => "A ESCOLA SOB A ÓTICA DA CRIATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO SÉCULO XXI" "resumo" => "Este estudo, de abordagem qualitativa e natureza bibliográfica, busca compreender a escola sob a ótica do papel da criatividade para a formação cidadã no século XXI. Como objetivo geral, pretende-se analisar como a criatividade pode ser pensada e incentivada no ambiente escolar para desenvolver cidadãos críticos, autônomos e inovadores. Os objetivos específicos incluem: (1) identificar abordagens pedagógicas à luz da criatividade; (2) discutir a relação entre criatividade e pensamento crítico na formação cidadã; e (3) apresentar estratégias para integrar a criatividade no currículo escolar, bem como os desafios que permeiam as mudanças contemporâneas. Autores como Torre (2011), que apresenta a conceituação de Criatividade dentro de uma epistemologia inovadora, Paulo Freire (2013), que destaca a educação como prática da liberdade, e Ken Robinson (2011), que defende a criatividade como essencial para a aprendizagem, embasam a pesquisa. Além disso, Lev Vygotsky (2009) contribui com sua teoria sobre o desenvolvimento do pensamento e da imaginação na aprendizagem. Os principais resultados apontam que a criatividade na escola está diretamente ligada a metodologias ativas, ambientes colaborativos e estímulo ao pensamento crítico. Estratégias como projetos interdisciplinares, uso de tecnologia e gamificação mostram-se eficazes para promover a criatividade e preparar os alunos para os desafios da sociedade contemporânea. Assim, conclui-se que a escola do século XXI deve reinventar suas práticas pedagógicas para estimular a criatividade como um pilar fundamental na formação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12030_TB6453_29102025111332.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RAQUEL DA SILVA MESQUITA" "autor_nome_curto" => "ANA RAQUEL" "autor_email" => "anainharaquel2020@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127697 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6453 "inscrito_id" => 12030 "titulo" => "A ESCOLA SOB A ÓTICA DA CRIATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO SÉCULO XXI" "resumo" => "Este estudo, de abordagem qualitativa e natureza bibliográfica, busca compreender a escola sob a ótica do papel da criatividade para a formação cidadã no século XXI. Como objetivo geral, pretende-se analisar como a criatividade pode ser pensada e incentivada no ambiente escolar para desenvolver cidadãos críticos, autônomos e inovadores. Os objetivos específicos incluem: (1) identificar abordagens pedagógicas à luz da criatividade; (2) discutir a relação entre criatividade e pensamento crítico na formação cidadã; e (3) apresentar estratégias para integrar a criatividade no currículo escolar, bem como os desafios que permeiam as mudanças contemporâneas. Autores como Torre (2011), que apresenta a conceituação de Criatividade dentro de uma epistemologia inovadora, Paulo Freire (2013), que destaca a educação como prática da liberdade, e Ken Robinson (2011), que defende a criatividade como essencial para a aprendizagem, embasam a pesquisa. Além disso, Lev Vygotsky (2009) contribui com sua teoria sobre o desenvolvimento do pensamento e da imaginação na aprendizagem. Os principais resultados apontam que a criatividade na escola está diretamente ligada a metodologias ativas, ambientes colaborativos e estímulo ao pensamento crítico. Estratégias como projetos interdisciplinares, uso de tecnologia e gamificação mostram-se eficazes para promover a criatividade e preparar os alunos para os desafios da sociedade contemporânea. Assim, conclui-se que a escola do século XXI deve reinventar suas práticas pedagógicas para estimular a criatividade como um pilar fundamental na formação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12030_TB6453_29102025111332.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RAQUEL DA SILVA MESQUITA" "autor_nome_curto" => "ANA RAQUEL" "autor_email" => "anainharaquel2020@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }