AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DE PAREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
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Considerando que a aprendizagem de estudantes com TEA demanda estratégias diferenciadas que valorizem suas especificidades cognitivas e comunicacionais, a proposta fundamenta-se em referenciais teóricos como Cunha (2009), que discute os desafios do TEA no contexto educacional, Orrú (2012), que aborda a importância de ambientes educacionais e inclusivos com foco na aprendizagem por eixos de interesse, Vygotsky (1991), que ressalta a importância da mediação pedagógica no processo de aprendizagem, e Kishimoto (1994), que destaca o papel do jogo como instrumento lúdico e formativo. A pesquisa será realizada por meio de um estudo teórico e metodológico, de natureza qualitativa e caráter exploratório, visando identificar e analisar experiências registradas sobre a utilização de jogos de pareamento no ensino da matemática a crianças com TEA. Os resultados preliminares do mapeamento bibliográfico indicam que o uso de jogos de pareamento tem sido associado ao fortalecimento de habilidades cognitivas como atenção e concentração, além de favorecer a motivação e o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem. Evidenciam ainda que tais jogos contribuem para a construção de noções matemáticas básicas e promovem práticas mais inclusivas no contexto escolar." 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