Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A REMEMORAÇÃO COMO ATO DE REFLEXÃO E RESISTÊNCIA NO LIVRO 'O AVESSO DA PELE' (2020) DE JEFERSON TENÓRIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126035
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2597
    "inscrito_id" => 8032
    "titulo" => "A REMEMORAÇÃO COMO ATO DE REFLEXÃO E RESISTÊNCIA NO LIVRO 'O AVESSO DA PELE' (2020) DE JEFERSON TENÓRIO"
    "resumo" => "Este artigo analisa “Os processos de rememoração no Livro ‘O Avesso da Pele’ (2020) de Jeferson Tenório” propondo uma análise das narrativas utilizadas para explorar o tema da memória na formação da identidade do personagem Pedro. A pesquisa tem por objetivo compreender os processos de rememoração apresentados na obra, assim como avaliar o impacto dessas memórias nos personagens. Teve como metodologia, um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa utilizando a análise literária. O estudo fundamenta-se acerca da memória e identidade, destaca estudos de Maurice Halbwachs (1990), que discute memória individual e Paul Ricoeur (1994), sobre memória e narração. Espera-se identificar padrões narrativos que evidenciam processos de rememoração. Assim como entender as memórias apresentadas para construção da identidade das personagens. Por fim, discutir o peso do trabalho de Jeferson Tenório na literatura brasileira contemporânea, e sua contribuição na compreensão dos processos de memória e identidade no contexto de desigualdades sociais. A obra em questão, retrata o contexto das discussões raciais e sociais no Brasil. Utilizando a memória como principal meio de desconstruir narrativas hegemônicas e então, questionar estruturas de poder e domínio social que combinam a discriminação e a violência contra a população negra no país. O livro utiliza a trajetória do protagonista para abordar a importância de revisitar e resgatar o passado individual e coletivo para tentar compreender as desenvolturas que perpetuam o racismo estrutural e nesse sentido, buscar combater e fortalecer a luta pela igualdade de direitos na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8032_TB2597_30102025233103.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL CUNHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Gabriel C SIlva"
    "autor_email" => "gabrielmeneghinz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126035
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2597
    "inscrito_id" => 8032
    "titulo" => "A REMEMORAÇÃO COMO ATO DE REFLEXÃO E RESISTÊNCIA NO LIVRO 'O AVESSO DA PELE' (2020) DE JEFERSON TENÓRIO"
    "resumo" => "Este artigo analisa “Os processos de rememoração no Livro ‘O Avesso da Pele’ (2020) de Jeferson Tenório” propondo uma análise das narrativas utilizadas para explorar o tema da memória na formação da identidade do personagem Pedro. A pesquisa tem por objetivo compreender os processos de rememoração apresentados na obra, assim como avaliar o impacto dessas memórias nos personagens. Teve como metodologia, um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa utilizando a análise literária. O estudo fundamenta-se acerca da memória e identidade, destaca estudos de Maurice Halbwachs (1990), que discute memória individual e Paul Ricoeur (1994), sobre memória e narração. Espera-se identificar padrões narrativos que evidenciam processos de rememoração. Assim como entender as memórias apresentadas para construção da identidade das personagens. Por fim, discutir o peso do trabalho de Jeferson Tenório na literatura brasileira contemporânea, e sua contribuição na compreensão dos processos de memória e identidade no contexto de desigualdades sociais. A obra em questão, retrata o contexto das discussões raciais e sociais no Brasil. Utilizando a memória como principal meio de desconstruir narrativas hegemônicas e então, questionar estruturas de poder e domínio social que combinam a discriminação e a violência contra a população negra no país. O livro utiliza a trajetória do protagonista para abordar a importância de revisitar e resgatar o passado individual e coletivo para tentar compreender as desenvolturas que perpetuam o racismo estrutural e nesse sentido, buscar combater e fortalecer a luta pela igualdade de direitos na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8032_TB2597_30102025233103.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL CUNHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Gabriel C SIlva"
    "autor_email" => "gabrielmeneghinz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo analisa “Os processos de rememoração no Livro ‘O Avesso da Pele’ (2020) de Jeferson Tenório” propondo uma análise das narrativas utilizadas para explorar o tema da memória na formação da identidade do personagem Pedro. A pesquisa tem por objetivo compreender os processos de rememoração apresentados na obra, assim como avaliar o impacto dessas memórias nos personagens. Teve como metodologia, um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa utilizando a análise literária. O estudo fundamenta-se acerca da memória e identidade, destaca estudos de Maurice Halbwachs (1990), que discute memória individual e Paul Ricoeur (1994), sobre memória e narração. Espera-se identificar padrões narrativos que evidenciam processos de rememoração. Assim como entender as memórias apresentadas para construção da identidade das personagens. Por fim, discutir o peso do trabalho de Jeferson Tenório na literatura brasileira contemporânea, e sua contribuição na compreensão dos processos de memória e identidade no contexto de desigualdades sociais. A obra em questão, retrata o contexto das discussões raciais e sociais no Brasil. Utilizando a memória como principal meio de desconstruir narrativas hegemônicas e então, questionar estruturas de poder e domínio social que combinam a discriminação e a violência contra a população negra no país. O livro utiliza a trajetória do protagonista para abordar a importância de revisitar e resgatar o passado individual e coletivo para tentar compreender as desenvolturas que perpetuam o racismo estrutural e nesse sentido, buscar combater e fortalecer a luta pela igualdade de direitos na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.